News News

Back

Violência e políticas de segurança no Brasil estão no foco do Giro Nordeste hoje (27)

Violência e políticas de segurança no Brasil estão no foco do Giro Nordeste hoje (27)

O Giro Nordeste, da TVE Bahia, vai debater com o sociólogo e professor da UFPE José Luiz Ratton, sobre os desafios para a diminuição da violência no Brasil, além de tratar do negacionismo, assunto de seu último livro organizado junto com José Szwako, “Dicionário dos Negacionismos no Brasil”. O programa vai ao ar hoje (27), às 20h30, na TVU (canal 11.1), e nesta edição conta com a participação da jornalista da UFPE, Stella Maris Saldanha, na bancada virtual.

No programa, serão analisados o papel do Estado e da segurança pública na prevenção e redução da violência no país e a responsabilidade da sociedade nesse quesito. Segundo o especialista, “o que mais importa no Brasil nesse momento é prevenir os crimes contra a vida. E prevenir os crimes contra a vida significa orientar a atividade policial pra não matar”.

Já sobre a questão das drogas, para o sociólogo, a principal medida que deveria ser tomada no Brasil seria aumentar os impostos sobre o álcool. Segundo ele, esta medida provocaria mais efeitos na redução de crime, de violência, de acidente, de suicídio e de mortalidade por causas externas. O professor da UFPE é categórico: “Nós temos que pensar que a questão das drogas não é só das drogas ilícitas mas as drogas lícitas também”.

Em relação ao aumento do número de armas nas mãos da população, o sociólogo informa que “a literatura científica sobre isso em todas as áreas demonstra que quando você diminui estoque de circulação de armas, todos esses crimes violentos, homicídio, acidente, suicídio, isso tudo cai!".

Date of last modification: 27/05/2022, 13:55