News News

Back

Vida e obra de Paulo Freire é o tema do Giro Nordeste de hoje (17)

O programa conversa com Fátima Freire, educadora e filha do patrono da educação brasileira

Se estivesse vivo, o pedagogo e filósofo pernambucano Paulo Freire completaria 100 anos do próximo dia 19. Com trabalhos reconhecidos nas áreas da Educação, Artes, Ciências e até Engenharia, Freire é o brasileiro que mais recebeu títulos de Doutor Honoris Causa no mundo e o terceiro pensador mais citado em trabalhos acadêmicos do planeta. Para falar um pouco sobre a vida e a obra do patrono da educação brasileira, o Giro Nordeste de hoje (17) convidou Fátima Freire, professora, pedagoga, psicopedagoga e filha do educador.

Graduada em pedagogia pela PUC de São Paulo, em Filosofia pela Universidade de Coimbra, em Psicopedagogia pelo Instituto Jaques Rousseau e em línguas romanas pela Universidade de Varsóvia, Fátima fala sobre os ataques que as ideias de Freire vêm sofrendo no Brasil atual, as relações entre educação e cultura e o esforço freiriano para emancipação social, cultural e política das classes sociais excluídas e oprimidas.

O Giro Nordeste vai ao ar às 20h, na TVU (canal 11.1) e hoje será conduzido pelo jornalista Valter Lima, da TVE Bahia, com a participação de jornalistas dos demais estados da região Nordeste. Representando Pernambuco, estará na bancada a jornalista Stella Maris Saldanha da TVU. Além da Bahia, o programa é exibido em Sergipe, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Espírito Santo. Além de assistir pela TVU Recife, você também pode acompanhar o programa pelo site da emissora e ainda no canal da TVE Bahia no YouTube.  

Date of last modification: 17/09/2021, 18:11