News News

Back

Vazamento de óleo é tema de simpósio promovido pelo EducaOcean

Evento será realizado de 27 deste mês a 1º de julho no auditório do Niate CFCH/CCSA, no Campus Recife da UFPE

Da assessoria do projeto

Quase três anos após o derramamento de óleo que impactou todo o litoral nordestino, ainda é preciso entender as consequências desse desastre. Com objetivo de ampliar esse debate, o projeto EducaOcean, ligado ao Departamento de Oceanografia da UFPE, irá promover o 1° Simpósio de Oceanografia Socioambiental, com o tema “O ambiente marinho pede socorro: o que mudou após o derrame do óleo?”. O evento será realizado de 27 deste mês a 1º de julho no auditório do Niate CFCH/CCSA, no Campus Recife da UFPE.

A Oceanografia Socioambiental é um campo de estudo de ação política, que leva em consideração a relação da sociedade com o meio ambiente. Tem como base conhecimentos nas lutas e conflitos socioambientais pela ampliação de direitos e pela democratização do manejo sustentável da terra e do mar.

“É necessário fazer uma reflexão sobre os efeitos crônicos do acidente e trazer temas de relevância ambiental e social que permeiam essa problemática. É necessário gerar uma troca de conhecimentos entre pesquisadores e a comunidade em geral, através de divulgação de pesquisas e estudos relacionados ao impacto gerado por um dos maiores desastres ambientais recentes no Brasil”, afirma Antônio Vicente, Professor do Departamento de Oceanografia da UFPE e coordenador do EducaOcean.

O EducaOcean é um projeto de extensão do curso de Oceanografia da UFPE, que propõe um diálogo mais próximo entre os membros da comunidade universitária e da comunidade local, a partir da educação ambiental sobre oceanografia, com foco nos contextos sociais, políticos e ambientais de Pernambuco.

A programação conta com sessões de debates e minicursos sobre diversos temas relacionados ao impacto do derramamento de óleo. As inscrições podem ser realizadas on-line até o dia 24 deste mês. Estudantes de Ensino Médio podem se inscrever sem pagar taxa de inscrição, mediante comprovação. Os participantes inscritos vão receber um certificado de 30 horas.

Date of last modification: 15/06/2022, 16:02