News News

Back

Universidade Federal de Pernambuco celebra seus 74 anos hoje (11)

A Universidade do Recife (UR), que viria a se tornar a UFPE, foi fundada em 11 de agosto de 1946, por meio do decreto-lei da Presidência da República

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) completa 74 anos hoje (11). Com mais de 31 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e mais de 9 mil na pós-graduação, a instituição oferece 109 cursos de graduação presenciais em seus três campi e 13 centros acadêmicos – sendo 92 em Recife, 11 em Caruaru e seis em Vitória de Santo Antão – e cinco cursos de graduação a distância, além de 149 cursos de pós-graduação stricto sensu, entre mestrados e doutorados acadêmicos e profissionais.

Foto: Drone da Segurança Institucional

UFPE comemora aniversário desenvolvendo ações de enfrentamento à Covid-19

Trabalham na UFPE 2.530 professores efetivos, além de 286 substitutos, e 3.701 técnicos administrativos. No Hospital das Clínicas, que faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), existem 2.268 profissionais contratados, incluindo as 114 contratações emergenciais de profissionais de saúde para trabalhar no Bloco Vida, voltado para pacientes de Covid-19, e 596 terceirizados. O hospital conta com 330 residentes de diversas áreas.

“Uma instituição que celebra esta idade é fruto da construção coletiva de várias gerações, que dedicaram seu tempo, energia e inteligência para o fortalecimento de uma instituição pública que presta um serviço de grande ressonância e impacto em nossa sociedade. É fruto, portanto, da dedicação cotidiana e sistemática de ex-professores, ex-técnicos e alunos, e também da geração atual, que vem se dedicando ao trabalho de defendê-la e preservá-la como uma instituição vigorosa e essencial para nossa sociedade”, afirma o reitor Alfredo Gomes.

Durante a pandemia da Covid-19, várias ações de enfrentamento estão sendo realizadas, com ênfase em projetos de pesquisa e extensão, após seleção por meio de editais específicos das respectivas pró-reitorias. As ações de pesquisa da UFPE para a Rede de Soluções para o Enfrentamento da Covid-19 estão divididas em quatro eixos temáticos: Diagnóstico e Identificação do Vírus; Políticas Públicas de Saúde; Economia e Sociedade; e Indústrias Criativas.

Já os projetos de extensão buscam aplicar o conhecimento produzido em âmbito acadêmico a ações efetivas de apoio social. As ações extensionistas foram divididas em sete eixos: atenção médica a distância; apoio técnico à área de saúde; atenção à população e orientação de profissionais de saúde; auxílio a pessoas em vulnerabilidade; comunicação pública; fabricação de produtos para combate direto à Covid-19; e promoção da qualidade de vida na quarentena.

Fotos: Passarinho

Universidade conta com mais de 31 mil alunos de graduação

AVALIAÇÃO – A UFPE marca presença em rankings internacionais voltados para avaliação das melhores instituições de ensino superior do mundo: este ano, foi considerada a 15ª melhor do Brasil e a 865ª do mundo pelo Center for World University Rankings (CWUR) ; a 19ª melhor do Brasil e a 33ª da América Latina pelo Times Higher Education (THE) ; e a 9ª-14ª posição (com outras cinco universidades) do Brasil e 49ª-80ª da América Latina pelo QS World University Rankings 2021 – neste último, foi a única representante do Norte e Nordeste.

Também é destaque nas classificações nacionais, como o Ranking Universitário Folha (RUF), avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de S.Paulo desde 2012: ficou na 10ª posição no ano passado. O Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE, por sua vez, foi a segunda melhor escola da rede pública no Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. O CAp tem um total de 420 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Faculdade de Direito foi uma das escolas fundadoras da UFPE

DATA – A Universidade do Recife (UR), que viria a se tornar a UFPE, foi fundada em 11 de agosto de 1946, por meio do decreto-lei da Presidência da República. A UR reunia um conjunto de escolas de nível superior existentes em Pernambuco: Faculdade de Direito do Recife (fundada em 1827), Escola de Engenharia de Pernambuco (1895), Escola de Farmácia (1903), Escola de Odontologia (1913), Faculdade de Medicina do Recife (1915), Escola de Belas Artes de Pernambuco (1932) e Faculdade de Filosofia do Recife (1940).

Date of last modification: 11/08/2020, 17:57