News News

Back

Um dos expoentes do forró nordestino, Flávio José é o entrevistado do Giro Nordeste de sexta (17)

O forrozeiro rememora causos do início da carreira e a peleja para adentrar no mercado sudestino, e fala sobre a retomada dos shows no período junino

O convidado do Giro Nordeste desta sexta-feira (17), às 20h30, é o cantor, compositor e sanfoneiro paraibano Flávio José, que tem 70 anos de vida e bem mais de 30 de trajetória artística. Quem não conhece “Se avexe não, Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada”, trecho de abertura da música “A natureza das coisas”? É com essa passagem cantada só no gogó que o programa exibido pela TVU (canal 11.1) inicia a entrevista com um dos mais ilustres personagens vivos do autêntico forró pé de serra.
 
A conversa transita por temas variados, desde a volta dos shows com plateia nas festas juninas, após mais de dois anos de pandemia, até as transformações nas últimas décadas quanto a mudança de mídias de divulgação de música, isto é, da transmissão de ondas curtas pelas rádios até as redes sociais atuais. Também estão na pauta do Giro, questões como a mistura de outros gêneros musicais ao forró tradicional, os encontros com outros compositores e cantores, os sucessos musicais inesperados, e as dificuldades para conseguir espaço na grande mídia do Rio de Janeiro e de São Paulo.
 
Rebento da cidade de Monteiro, na Paraíba, o cantor de sucessos como “Tareco e Mariola” não esconde o fato de só usar a internet para o lançamento de músicas ou quando os contratantes pedem vídeos para divulgação de shows: “Eu não me acostumei ainda não, de tá toda hora nessa história de Tik Tok, disso, daquilo, inventando dancinha”.
 
Quando perguntado sobre os festivais de quadrilha junina, o forrozeiro é certeiro: “É como se fosse as escolas de samba na Sapucaí”. Flávio José faz alusão às roupas, ao malabarismo das danças e à existência, muitas vezes, de música que não tem nada a ver com o São João: “É muito estranho, eu sou de outra geração, é um choque pra mim”.
 
O Giro Nordeste vai ao ar às 20h30, sempre às sextas-feiras pela TVU (canal 11.1), e é uma produção da TVE Bahia. O programa conta com a participação remota de comunicadores de emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.
Date of last modification: 15/06/2022, 15:14