News News

Back

UFPE será um dos quatro Centros de Vacinação Pediátrica da Prefeitura da Cidade do Recife

Inicialmente, poderão receber a vacina crianças de 5 a 11 anos com doença neurológica crônica, Autismo e Síndrome de Down

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será um dos quatro pontos de vacinação exclusivos selecionados pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 a partir de amanhã (15). Neste primeiro momento, poderão receber a vacina pediátrica da Pfizer crianças com doença neurológica crônica, Autismo e Síndrome de Down, assim que o Ministério da Saúde disponibilizar o imunizante, que é recomendado e autorizado pelas autoridades sanitárias. O cadastro e o agendamento serão realizados via aplicativo ou site do Conecta Recife. 

A UFPE participa do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19. Na reunião mais recente, realizada esta semana, foi explicado que outros grupos serão contemplados nas próximas etapas, com a chegada de mais doses da vacina para estados e municípios. Com o envolvimento de muitos setores administrativos internos da UFPE, no apoio à organização da imunização junto à PCR, foram realizadas agendas conjuntas e visitas técnicas aos espaços da Universidade. A PCR optou por realizar a vacinação no Centro de Convivência da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), por apresentar condições que atendem ao desafio da vacinação. O centro fica ao lado da Casa do Estudante Masculina e atrás do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica - Suely Galdino (Nupit-SG). O campus será sinalizado para indicar o local.

O reitor Alfredo Gomes destaca a grande importância da parceria entre a UFPE e a PCR para a implantação deste centro de vacinação para as crianças de 5 a 11 anos. “Gostaria de deixar uma mensagem para todas as famílias, especialmente os pais, mães e responsáveis, que é muito importante que tragam seus filhos para se vacinar. A vacinação é um meio seguro de preservação da vida e com esta nós não podemos brincar”, afirma. Para o reitor, a imunização representa ainda uma forma de confiança na ciência. “A vacina é segura e testada internacionalmente por meio de critérios científicos e técnicos rigorosos. Crianças perderam suas vidas devido à covid-19 e precisamos fazer o enfrentamento adequado. A vacina é, sem sombra de dúvida, o meio mais seguro para que a gente faça esse enfrentamento”, lembra.

O vice-reitor Moacyr Araújo – que também é coordenador do Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da UFPE – reafirma que a UFPE, desde o primeiro momento, esteve à disposição das autoridades sanitárias, de todos os níveis governamentais, seja em espaço físico, capacitação, especialistas e equipamentos.

DOENÇAS – São consideradas doenças neurológicas crônicas: doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave; doença neurológica com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar, doenças infectocontagiosas ou doença cardiovascular; Acidente Vascular Encefálico; Mielite Transversa; Paralisia cerebral com descrição de limitações; e esclerose múltipla.

DOCUMENTAÇÃO – De acordo com a PCR, os pais ou responsáveis deverão estar presentes no momento da vacinação, manifestando a sua concordância. É preciso levar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal e documento que comprove filiação/responsabilidade por meio de documento oficial. Além disso, é necessário levar declaração disponibilizada no site Conecta Recife ou laudo médico, devidamente preenchidos e assinados, que comprovem uma das condições das crianças a serem vacinadas nesta etapa. Crianças com Síndrome de Down só precisam apresentar documento de identificação, sem necessidade de comprovante médico. No Recife, não há necessidade de prescrição médica recomendando o uso da vacina contra a covid-19. 

CADASTRO – A estimativa populacional é de 159.558 crianças entre 5 e 11 anos no Recife, segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PCR informa que mais de 40 mil delas já estão cadastradas no Conecta Recife e que o cadastro é fundamental para que a gestão possa continuar o planejamento da imunização deste público.

OUTROS PONTOS – Os outros três pontos de vacinação infantil no Recife são: o Centro Sest/Senat, no Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Avenida Beberibe, 3620, Porto da Madeira); o Centro Universo, na Universidade Salgado de Oliveira (Avenida Mascarenhas de Morais, 2.169, Imbiribeira); e o Centro Católica, na Universidade Católica de Pernambuco (Rua do Príncipe, 526, Boa Vista).

Date of last modification: 17/01/2022, 17:24