News News

Back

UFPE regulamenta entrada de estrangeiros nos cursos de graduação, mestrado e doutorado

Iniciativa deve otimizar o fluxo interno de matrículas dos estudantes do exterior e dar cumprimento à política de internacionalização da Universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou portaria normativa que dispõe sobre a entrada, o registro e ato de matrícula de estrangeiros nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade. A instituição, por meio dessa iniciativa, otimiza o fluxo interno de matrículas dos estudantes estrangeiros de modo a dar cumprimento à política de internacionalização da UFPE. 

O documento, além de regulamentar a matrícula nos cursos, estabelece que o estudante do exterior deverá solicitar à Diretoria de Relações Internacionais da UFPE (DRI) sua Declaração de Conformidade para os devidos trâmites de vínculo. A Portaria Normativa nº 27, de 18 de novembro de 2021, entra em vigor em 1º de dezembro, e foi publicada no Boletim Oficial nº 281 (download aqui). 

O novo regulamento abrange estudantes regulares com visto temporário que ingressaram na UFPE via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) ou por editais de provimento e transferência de vagas. Também estão incluídos na portaria alunos que vieram por meio de programas governamentais ou convênios internacionais firmados pela UFPE e estudantes com matrícula temporária que chegam em missão de estudos ou por mobilidade internacional na modalidade presencial. Esses alunos têm assegurado o acesso às plataformas institucionais necessários à execução de suas atividades acadêmicas, bem como ao e-mail institucional vinculado ao domínio da UFPE.

Mais informações
Diretoria de Relações Internacionais

mobilidade.in@ufpe.br 

Date of last modification: 23/11/2021, 17:09