News News

Back

UFPE realiza cerimônia de abertura do X Seminário Paulo Freire em celebração ao centenário do educador

O evento segue até esta quinta (6) com transmissão feita pelo canal da UFPE no YouTube

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deu início hoje (4) ao X Seminário Paulo Freire/VIII Encontro de Cátedras, Núcleos, Grupos de Estudos e Centros Paulo Freire com a solenidade de abertura do evento virtual, que se estende até esta quinta (6) e aborda o tema "100 anos de Paulo Freire: dos tempos fundantes à contribuição planetária". A cerimônia contou com a exibição do vídeo “Cartas dos professores a Paulo Freire”, que integra a Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire. Também fez parte da solenidade a apresentação musical do professor Itamar Nunes e apresentação do minidocumentário “100 Anos de Paulo Freire”.

Integraram a mesa o reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacir Araújo, o pró-reitor de Extensão e Cultura Oussama Naouar; a coordenadora da Cátedra Paulo Freire, Eliete Santiago; a representante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputada Teresa Leitão; a diretora do Centro de Educação, Ana Lucia Félix; e a representante do Diretório Acadêmico de Pedagogia, a estudante Maria Luiza Peixoto Barros, dentre outras autoridades.

Em seu pronunciamento, Alfredo destaca que todas as falas proferidas durante a celebração dos cem anos de Paulo Freire indicam uma unidade em prol de um novo modelo de sociedade. “Esse ato está sendo feito num momento em que a nossa sociedade vive uma crise múltipla do ponto de vista sanitário, econômico, ético, ambiental e político. Essas crises são forjadas, articuladas, coordenadas, não são gratuitas, não são aleatórias. A origem desse contexto indica articulações e coordenações subterrâneas”, explica.

Para o reitor, a capacidade de reação só se dará por meio da política. “A política é, portanto, o caminho de construção de uma saída viável para uma sociedade que retoma seus elementos estruturantes no sentido da democracia, que precisa ser defendida cotidianamente, no sentido da liberdade, mas também no sentido de políticas públicas para o enfrentamento da fome, do desemprego e construção de políticas na área de educação e assim sucessivamente. Precisamos construir meios de construir essa unidade de um campo mais amplo, para que possamos fomentar os processos de mudança em nossa sociedade”, reflete.

“Ao mesmo tempo em que a UFPE, o estado de Pernambuco, o Brasil e o mundo vivem a alegria de comemorar o centenário de Paulo Freire, amarguramos as mortes de nossas irmãos e irmãs, que chegam à marca de 400 mil pessoas. Não são apenas números, mas gente, pessoas com suas histórias, caminhadas e sonhos”, lembra a professora Eliete, contextualizando a atual situação pandêmica.

A coordenadora da Cátedra Paulo Freire destaca a perspectiva transformadora que uma educação freiriana coloca para este momento. “Pesquisadores e pesquisadoras, cientistas, técnicos e técnicas empenharam-se no trabalho competente, colocaram e colocam a ciência a serviço da vida. Mas a preservação da vida requer não somente descobertas cientificas, mas uma política, política pública, social, nacional e de saúde, que garanta insumos, estudos, descobertas e o atendimento universal a toda a população, com as condições para viver dignamente. É isso que nos desafia e nos põe na luta cotidiana, a luta pela vida”, conclui.

O evento, organizado pela Cátedra Paulo Freire UFPE, segue até a manhã desta quinta (6), com uma programação extensa, composta por mesas de diálogo, rodas de conversa, conferência, momentos artístico-culturais e exibições audiovisuais. A transmissão dos espaços é realizada por meio do canal da UFPE no YouTube. Os detalhes da programação, temas das discussões e nomes dos palestrantes podem ser conferidos no site do evento.

As atividades têm o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), do Centro de Educação, do Centro Acadêmico do Agreste, do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas, da Associação dos Docentes da UFPE, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Jaboatão dos Guararapes, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/PE, da Faculdade Frassinetti do Recife e da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire.
 
Date of last modification: 04/05/2021, 18:22