News News

Back

UFPE lança nova edição do Manual do Estudante com orientações para alunos ingressantes

Página traz diversas dicas para os calouros se orientarem no semestre 2020.2, que se inicia na segunda-feira (24)

Os estudantes que estão ingressando na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na próxima segunda-feira (24) para o semestre 2020.2 contam com a nova edição do Manual do Estudante como uma bússola para se orientar durante seus primeiros momentos na instituição. A página reúne uma série de informações úteis para tirar as principais dúvidas dos calouros.

Para se conectar, o estudante pode conferir como acessar o Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (Siga), que registra as principais atividades da vida acadêmica dos estudantes da UFPE e reúne informações como matrícula, grade de horários, notas e histórico escolar. Também há dicas de como criar o UFPE ID e o e-mail institucional, com o qual os estudantes terão acesso às aulas remotas.

Outros temas reunidos no manual são Redes Sociais; De olho na vida acadêmica; Novos Idiomas; Mobilidade, pesquisa e extensão; Inclusão e acolhimento; Museus da UFPE; Vivendo a UFPE; Ouvidoria; e Contatos. Alguns serviços, como é o caso dos museus, estão com visitas temporariamente suspensas devido à pandemia, mas outros estão funcionando de maneira remota.

PRIMEIRO PERÍODO – É importante ressaltar que os estudantes calouros não precisam realizar matrícula, pois ela é feita automaticamente nas disciplinas obrigatórias do 1º período. A dispensa de disciplinas deverá ser solicitada na Coordenação do Curso ou de Área, tão logo seja feita a entrega dos documentos na pré-matrícula.

A matrícula em componentes curriculares eletivos ou optativos deve ser solicitada pelos ingressantes, diretamente no Siga, durante o período de correção e modificação de matrícula, sob orientação da Coordenação do Curso ou de Área, respeitando os prazos do calendário acadêmico. Os estudantes calouros somente terão acesso ao Siga a partir do primeiro dia de aula.

Date of last modification: 19/05/2021, 17:45