News News

Back

UFPE lança informações relativas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021

As inscrições serão realizadas de 6 a 9 de abril exclusivamente por meio do site do Sisu

Interessados em ingressar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) já podem consultar todas as informações relativas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. Para participar das inscrições do Sisu 2021 e do processo seletivo do programa, o candidato deve ter feito o Enem 2020 e sua nota de redação tem que ser maior que zero, pois é a partir da nota obtida no exame que o candidato consegue participar do processo e disputar uma vaga. As inscrições serão realizadas de 6 a 9 de abril no site do Sisu. 

A UFPE está ofertando 6.972 vagas em 104 cursos por meio do Sisu, sendo 3.480 vagas para ampla concorrência e 3.492 vagas destinadas para a Lei de Cotas, distribuídas nos campi Recife (5.522), Caruaru (1.020) e Vitória de Santo Antão (430). Os cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música – Licenciatura, Dança – Licenciatura e Letras Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Licenciatura não participam deste processo seletivo, pois são ser regidos por resolução específica.

A lista dos matriculados distribuídos por entrada será divulgada até o dia 20 de maio no site Sisu UFPE 2021. O início das aulas do primeiro semestre está previsto para 20 de setembro de 2021 e o início das aulas do segundo semestre, para 31 de janeiro de 2022, devido às alterações no calendário acadêmico causadas pela pandemia da Covid-19. Alunos classificados na segunda entrada poderão ser remanejados para a primeira entrada até o início da quarta semana de aula do primeiro semestre letivo.

Excepcionalmente no ano de 2021, a matrícula (entrega de documentos) será feita de forma remota, utilizando ferramentas e plataformas eletrônicas, reformulando os procedimentos remotos de atuação das Comissões de Heteroidentificação (para candidatos autodeclarados pretos ou pardos) e das Comissões de Verificação PCD (para candidatos autodeclarados pessoa com deficiência). A entrega dos documentos exigidos para a pré-matrícula deve obedecer a distribuição indicada nos cronogramas do edital, de acordo com o curso.

MODALIDADES – A UFPE conta com quatro modalidades de concorrência: ampla concorrência; vagas reservadas pela Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas); vagas reservadas pela Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016 (reserva de vagas para pessoas com deficiência); e argumento de Inclusão Regional. Esse último é exclusivo para o curso de Medicina do Campus Recife e para os cursos ofertados pelos campi das cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão.

É muito importante que os candidatos leiam o edital, que está disponível no site Sisu UFPE 2021. O site também reúne informações aos candidatos cotistas, detalha os documentos exigidos para a matrícula para cada uma das quatro modalidades de concorrência e traz outras normativas importantes, como a resolução que estabelece os pesos e notas mínimas para o processo seletivo e a que fixa o quantitativo de vagas a serem oferecidas aos candidatos selecionados pelo Sisu.

Date of last modification: 05/04/2021, 19:52