News News

Back

UFPE integra iniciativa Impacto Acadêmico da Organização das Nações Unidas (ONU)

Objetivo da parceria é ajudar a ONU a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi convidada ontem (21) pela Organização das Nações Unidas (ONU) a participar da iniciativa Impacto Acadêmico, uma rede de compartilhamento de conhecimento, pesquisa e soluções pautada em questões inter e multidisciplinares que dialoguem com os valores da ONU.

De acordo com a ONU, o Impacto Acadêmico tem por objetivo estimular a produção e a disseminação de conhecimento por meio da construção de uma rede de cientistas, pesquisadores, alunos e professores que já estejam engajados e/ou desejem se engajar com os dilemas e desafios enfrentados pelas Nações Unidas no seu dia a dia.

“A ONU reconhece a UFPE como uma instituição de ensino superior com impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e isso dá uma credibilidade enorme”, afirma o diretor adjunto de Relações Internacionais, professor Madson Góis Diniz, destacando o protagonismo da UFPE em relação às novas demandas da sociedade.

Os membros devem se comprometer com dez princípios: erradicação da pobreza; construção de capacidades; educação para todas e todos; cidadania global; acesso à educação superior; direitos humanos; diálogo intercultural; paz e resolução de conflitos; sustentabilidade; e a Carta das Nações Unidas.

A organização acredita que a colaboração das universidades, que atuam como celeiro de novas ideias, é essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

 

Date of last modification: 04/05/2020, 11:09