News News

Back

UFPE inicia semestre letivo 2022.1 da graduação hoje (27)

Data marca também o retorno à modalidade presencial integral das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inicia, hoje (27), o semestre letivo 2022.1 dos seus 113 cursos de graduação, sendo 107 presenciais (nos campi Recife, Caruaru e Vitória) e seis na modalidade a distância. Ao todo, são aproximadamente 34 mil graduandos, dos quais cerca de 4 mil são novatos. A data marca também o retorno à modalidade presencial integral das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão.
 
A pró-reitora de Graduação, Magna Silva, destaca que “o início do semestre representa um sonho concretizado para muitos que chegam à UFPE. É o resultado de muita determinação, participação da família, empenho e esperança. Desejamos a todos os ingressantes sucesso na jornada e muita alegria nessa nova etapa de estudos na Universidade”. Para orientar os estudantes, especialmente os ingressantes, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza guias, tutorias e contatos em seu site
 
No retorno à presencialidade integral, o uso de máscara continua obrigatório nos espaços internos (fechados) da UFPE. Já nos ambientes externos (abertos) dos campi, o uso é recomendado. Lembra-se que é necessário possuir máscara reserva para substituição – se ficar úmida, com sujeira aparente, danificada –, em quantidade suficiente para o tempo que ficará fora de casa.
 
A resolução acerca da comprovação vacinal continua vigente na Universidade, com a recomendação de manter atualizada a vacinação contra a covid-19, bem como as demais imunizações do programa nacional, que atualmente está em prorrogação contra a influenza. 
 
APLICATIVO – Para aperfeiçoar o monitoramento da saúde da comunidade universitária, a UFPE lançará um aplicativo hoje (27), no Auditório Murilo La Greca, do Centro de Ciências da Saúde, no qual professores, técnicos administrativos e estudantes poderão informar suas condições individuais de saúde. A ferramenta permite à comunidade obter orientações úteis sobre o convívio social, sintomatologia sugestiva de covid-19 e rede de serviços de saúde. Além disso, outras medidas estão mantidas, como triagem com profissional de saúde e testagem do tipo RT-PCR para covid-19 em casos suspeitos da doença nos três campi da Universidade.
 
A UFPE dispõe da Central de Telemonitoramento Clínico do Núcleo de Telessaúde (Nutes) que realiza teleconsultas de covid-19 e síndromes gripais para servidores, estudantes e colaboradores da UFPE. O serviço deve ser acessado por celular, tablet ou computador de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O serviço Atende em Casa, oferecido pelo Governo do Estado, também oferece orientações para sintomas leves remotamente.
 
Nos ambientes físicos, permanece a recomendação de placas de sinalizações que abordem medidas mitigatórias na preservação da saúde, reforçando a importância de manter as mãos sempre limpas e etiqueta respiratória. Imagens de sinalização e leiaute institucionais estão disponíveis aqui.      
 
Entre outras medidas institucionais, há a preferência de realização de colações de grau em espaços amplos, considerando o número de participantes. Nos ambientes de atendimento ao público, pode ser adotado o registro de visitantes para melhor monitoramento da circulação de pessoas. Barreiras de proteção de acrílico foram fixadas nos locais de atendimento ao público nas bibliotecas.
 
Os espaços de sala de aula são considerados ambientes com identificação prévia das pessoas, a partir das matrículas e frequência no semestre letivo.
 
Em relação ao convívio social, recomenda-se que os comunitários compartilhem casos de adoecimento junto a pessoas que tiveram contato de maior exposição em ambiente institucional, considerando o cuidado com a coletividade. Havendo dificuldade de identificação das pessoas com as quais esteve em exposição desprotegida, o fato deve ser informado à chefia ou gestor mais imediato.
 
Reforça-se a preferência para conversas em ambientes abertos, nesse momento de reunião da comunidade e encontro com colegas de trabalho e estudo. Apesar da flexibilização das medidas de distanciamento social, amparadas por autoridades sanitárias e educacionais no Estado, recomenda-se a adoção da distância máxima que seja possível em ambientes e entre pessoas.
 
Antes de sair de casa, os professores, estudantes e técnicos devem verificar algum sintoma associado à covid-19, como perda de olfato e paladar, coriza, espirros, garganta seca e/ou doendo, tosse, coriza, febre ou sensação febril e falta de ar. A realização da autoavaliação consiste num compromisso de autocuidado e também na repercussão para a saúde do outro.
 
Em relação a afecções infectocontagiosas, os estudantes podem consultar sobre o acompanhamento especial junto à coordenação do seu curso, conforme previsões de estudos em situações excepcionais. De maneira geral, a comunidade não deve frequentar o ambiente institucional com sintomas gripais, devendo procurar orientação com profissional de saúde e obter a recomendação atestada.
 
A UFPE dispõe de serviços e ações de apoio e atenção à saúde, como os Núcleos de Apoio à Saúde do Servidor (Nass) e Núcleo de Apoio à Saúde do Estudante (Nase), bem como o Serviço Integrado de Saúde (SIS), em parceria com a Prefeitura Municipal do Recife. Para mais informações sobre o SIS, ligar para (81) 3355-3189.
 
No âmbito da saúde mental, outras iniciativas são promovidas, a exemplo da escuta pontual (plantão/acolhimento) para a comunidade da UFPE, mediante agendamento junto ao Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). 
 
PLANO DE RETOMADA – O plano geral de retomada das atividades e as diretrizes institucionais adotadas pela UFPE durante a pandemia da covid-19 foram apresentados durante o seminário “Experiências e desafios no enfrentamento a emergências em saúde pública: o que aprendemos e temos a ensinar?”. O evento foi realizado, nos dias 20 e 21 deste mês, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife, no intuito de auxiliar as diversas unidades institucionais na preparação para o retorno. Os vídeos estão disponíveis no canal da UFPE no YouTube
 
O plano e as diretrizes estão compilados em um documento, cuja terceira edição será lançada hoje (27) e disponibilizada à sociedade. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) compartilhou informes a todos os servidores acerca do retorno presencial. 
 
O documento foi construído a partir de um trabalho conjunto realizado pelo Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da UFPE, que conta com a participação de especialistas de diversas áreas da saúde, segurança do trabalho, além das entidades representativas e pelas unidades internas da instituição.
 
Para suporte em relação às preparações setoriais, o GT Covid-19 continua à disposição para contato e apoio, através do e-mail diretrizesdeconvivencia@gmail.com
Date of last modification: 27/06/2022, 16:38