Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- UFPE inaugura eletroposto de recarga sustentável em parceria com a CPFL Energia
News News
UFPE inaugura eletroposto de recarga sustentável em parceria com a CPFL Energia
A iniciativa resulta de uma parceria entre a UFPE, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a CPFL Energia e outras instituições
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inaugurou, na última terça-feira (1º) à tarde, o Eletroposto de Recarga Smart, também conhecido como E-Lounge UFPE, uma estrutura avançada para recarga de veículos elétricos e híbridos recarregáveis. O evento, realizado no auditório do Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate) do Centro de Biociências (CB) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS), contou com a presença do reitor Alfredo Gomes; da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, da presidenta da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Fernanda Pimentel, que foi ao evento também representando o Governo de Pernambuco; do diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Afonso Henrique Sobreira de Oliveira; do chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, Marcelo Cabral; do coordenador do projeto Eletroposto Sustentável, Luiz Henrique de Alves Medeiros; e do diretor de estratégia de inovação do Grupo CPFL Energia, Bruno Monte.
Fotos: Widma Sandrelly
E-Lounge UFPE fica na Avenida dos Reitores
A iniciativa resulta de uma parceria entre a UFPE, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a CPFL Energia e outras instituições, visando fortalecer a mobilidade elétrica e a sustentabilidade no campus.
No início do evento, o professor Davidson da Costa Marques, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE e pesquisador chefe do Eletroposto de Recarga Smart, explicou, numa rápida palestra, o funcionamento do E-Lounge. “O carregamento vai demorar cerca de uma hora, enquanto que, em outros pontos de recarga empresariais, normalmente são entre seis e sete horas. O usuário deve baixar um aplicativo e controlar a recarga do seu carro em seu celular. Enquanto nós, da equipe do projeto, temos outra aplicação para controle do funcionamento do eletroposto”, disse.
Luciana Santos ressaltou o compromisso do governo federal com o desenvolvimento de tecnologias verdes no Brasil e o quanto a UFPE está na vanguarda dos desafios do Brasil do futuro. “Mais uma vez, a Universidade Federal de Pernambuco demonstra o seu vanguardismo em desafios que são tão estratégicos para qualquer projeto de nação, entre eles esse da transição energética e automotiva, que é exatamente a possibibilidade de a gente ter carros elétricos. E a opção que o Brasil vai ter é a híbrida - matriz elétrica junto com a de biomassa, até por conta do resultado que nós temos no etanol. E, com isso, a gente vai possibilitar essa experiência de ter recarga e de conseguir montar, não só a pesquisa e o desenvolvimento na área de bateria, que é o desafio na área de transição, mas também do próprio estabelecimento do eletroposto, que vai ser necessário ter em grande escala no país. Então fico feliz da UFPE não negar fogo, e estar na vanguarda de mais um desafio brasileiro”, afirmou a ministra.
Solenidade ocorreu no auditório do Niate CB-CCS
O reitor Alfredo Gomes corroborou a importância da inauguração do eletroposto da Universidade. “Esse equipamento se soma a outras iniciativas de diversificação das fontes de energia da Universidade. Nós já temos seis usinas fotovoltaicas em funcionamento, e agora essa experiência com o eletroposto, que vai contribuir de forma bastante expressiva para o conhecimento, mas também para difundir uma cultura de ter carros sustentáveis. Não falando do sentido “caro” do termo, mas de ter outros carros populares que possam gerar uma cultura, gerar uma iniciativa de preservação do planeta”, afirmou. Segundo ele, há o interesse de implantar eletropostos nos demais campi da Universidade, em Vitória e Caruaru e, posteriormente, em Sertânia. “Também pensamos em negociar com o Governo do Estado e com o Ministério a construção de um corredor de eletrocarga em direção ao interior do estado, isto é, a cada cem quilômetros ter um eletroposto para que as pessoas possam ter segurança ao viajar”, pontuou o reitor, destacando a importância do projeto para o futuro das energias limpas no campus e em Pernambuco.
Além da UFPE, da Aneel e da CPFL, a startup microRED(µRED), formada por pesquisadores da Universidade, contribuiu para o desenvolvimento do sistema de gerenciamento de recarga e do aplicativo que facilita o controle da estação pelos usuários. A iniciativa também contou com o apoio do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (Iati) e do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (Itemm).
A presidenta da Facepe, Fernanda Pimentel, destacou o impacto positivo do projeto para o desenvolvimento científico e tecnológico de Pernambuco. “O Eletroposto é um exemplo de como a ciência, aliada à inovação, pode transformar realidades e impulsionar o estado em direção a uma economia mais sustentável”, afirmou.
Carros elétricos poderão ser abastecidos no eletroposto
ESPAÇO - O E-Lounge UFPE é equipado com dois carregadores principais: um rápido de 30 kW e um semirrápido de 22 kW, que permitem a recarga simultânea de dois veículos. A estação utiliza energia 100% renovável, sendo abastecida por um sistema fotovoltaico e baterias, além de oferecer a possibilidade de exportar o excedente de energia para a rede elétrica.
A UFPE, consolidando-se como um polo de inovação tecnológica, já havia inaugurado o Laboratório de Armazenamento e Mobilidade Elétrica em 2022. Com o E-Lounge, a Universidade fortalece seu papel no desenvolvimento de tecnologias verdes, promovendo uma infraestrutura moderna para a recarga de veículos elétricos e a pesquisa em soluções de mobilidade elétrica. O espaço também proporciona conforto e conveniência aos usuários, reforçando o compromisso da instituição com a inovação sustentável.
O investimento no projeto ultrapassa R$ 45 milhões, incluindo outras iniciativas conjuntas entre a CPFL e a UFPE, como sistemas de armazenamento e softwares para potencial eólico. Essas iniciativas já renderam premiações nacionais, como o Prêmio OSE 2024, consolidando a Universidade como um centro de excelência em pesquisa energética.
O Eletroposto de Recarga Sustentável estará aberto ao público e à comunidade acadêmica, promovendo não apenas a mobilidade elétrica, mas também a conscientização sobre a importância das energias renováveis no cotidiano.