News News

Back

UFPE entrega diplomas a 21 novos médicos por meio do Exame Nacional de Revalidação (Revalida)

Revalidação de diplomas de Ensino Superior emitidos no exterior é de competência exclusiva das universidades

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou ontem (2) pela manhã, no Gabinete do Reitor, a cerimônia para entrega de 21 diplomas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). O exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em Medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.

Foto: Anderson Lima

Novos médicos foram recebidos no Gabinete do Reitor

“A revalidação de diplomas estrangeiros é um ato que habilita o portador de um diploma estrangeiro – que já é um diploma válido no país de origem – seja também equivalente a um diploma brasileiro perante o governo. Dessa forma, o portador pode utilizá-lo no Brasil como se fosse um diploma brasileiro. A UFPE entregou hoje à sociedade 21 novos médicos”, afirmou a diretora de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), professora Kátia Silva Cunha.

Uma das novas diplomadas é Suely Santos Cruz, pediatra de Cabo Verde, país da costa ocidental africana, de língua oficial portuguesa, que mantém acordos diplomáticos com o Brasil. Ela contou que, por não haver faculdade de Medicina em seu país, optou por cursar a graduação na Universidade Privada del Valle, em Cochabamba, na Bolívia. Atualmente, ela está fazendo um programa de residência médica em UTI Pediátrica no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

“O Brasil para mim foi uma escolha de vida profissional e acadêmica. O mercado aqui é muito mais competitivo, instigante e estimulante. Meu país tem meio milhão de habitantes e apenas uma UTI e eu quero mudar essa realidade. Aqui, eu vou ganhar muito mais experiência. Quero aprender o máximo que eu puder e quem sabe ajudar a mudar a realidade do meu país. É uma aposta no meu futuro acadêmico e pessoal também”, explicou a médica pediatra.

“Eu fico particularmente feliz porque nós temos, nesta gestão, um olhar muito carinhoso com as relações Sul-Sul. Quando eu recebo vocês todos aqui, agora com um diploma da nossa universidade, vindos de vários locais da América Latina e daqui do estado de Pernambuco também, eu fico duplamente contente”, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo. “O que a UFPE está fazendo não é nada de mais: é a sua missão, a sua obrigação como uma instituição que é financiada pela sociedade e que tem que trabalhar para a sociedade.”

REVALIDAÇÃO - A revalidação de diplomas de Ensino Superior emitidos no exterior é de competência exclusiva das universidades. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que “os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação”.

Date of last modification: 03/05/2022, 15:34