News News

Back

UFPE e Viana e Moura Construções firmam parceria para projeto de ampliação da oferta hídrica em moradias populares em Caruaru

A ação piloto será aplicada em 20 das 580 casas populares de conjunto habitacional

A Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da UFPE, e a Viana & Moura Construções S.A., firmaram um Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. O trabalho enfoca a ampliação da oferta hídrica em moradias populares em Caruaru, no Agreste pernambucano, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população local e a preservação do meio ambiente. A assinatura aconteceu, na tarde de ontem (19), no Gabinete do Reitor, na Reitoria da UFPE, no Campus Recife, na presença do reitor Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacyr Araújo e do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli.

Foto: Anderson Lima

Assinatura aconteceu, na tarde de ontem (19), no Gabinete do Reitor

O acordo prevê a execução do projeto “Reuso de águas cinza e aproveitamento de águas pluviais como instrumentos de sustentabilidade para melhoria da qualidade de vida em moradias populares”, a ser implementado no Conjunto Habitacional Lagoa da Pedra, edificado pela Viana & Moura Construções no bairro da Boa Vista, no município de Caruaru. A ação tem duas vertentes para ampliação da oferta hídrica. A primeira visa a implantar um sistema de aproveitamento da água utilizada nos chuveiros e nas pias (as águas cinza) das casas, a partir de um tratamento simplificado, para uso em descargas e irrigação. Paralelamente, a segunda enfoca uma estruturação para captação e uso da água da chuva para abastecimento humano.

“O projeto vem para contribuir com o ODS 6, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável [da Organização das Nações Unidas] que é a água”, disse a professora Sávia Gavazza, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (CTG/Campus Recife), coordenadora do projeto. Segundo ela, o aumento da oferta de água cria um ciclo de melhorias que perpassa o apoio à saúde, à alimentação e à educação, “além de diminuir a poluição porque a água cinza vai deixar de ser lançada nos corpos hídricos”, complementou a docente, que ainda é coordenadora de Articulação e Parcerias da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE.

A ação piloto será aplicada em 20 das 580 casas populares do conjunto habitacional, com possibilidade de ampliação futura por parte da empresa, inclusive em outros empreendimentos imobiliários. As atividades já foram iniciadas e contam com a participação de oito pesquisadores vinculados à UFPE, entre docentes e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia Civil dos campi Recife e Caruaru.

“Este é um convênio para o fortalecimento da integração da iniciativa privada com a Universidade. O objetivo mais especifico é a melhora do aproveitamento de água das chuvas. Somos uma empresa de habitação social, e a universidade tem conhecimento de modelos de aproveitamento da água. Esse convênio, além dessa questão da contribuição na água, especificamente, tem uma importância maior na questão da integração entre a universidade e a área privada. O grande benefício dele é potencializar o conhecimento e o uso desse conhecimento”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Viana & Moura, Pedro Ivo Moura.

O Acordo de Parceria entre UFPE e Viana & Moura Construções tem vigência de 12 meses. Esse período pode ser alterado, complementado ou prorrogado. 

Date of last modification: 20/08/2021, 18:33