News News

Back

UFPE e Universidade de Laval formalizam acordo de cooperação

Existem muitas áreas de interesse comuns recíprocas entre as duas universidades

Após cerca de 20 anos de intercâmbio científico e acadêmico promovido por iniciativa de grupos de pesquisas e pesquisadores, a relação de cooperação entre a UFPE e a Universidade de Laval (UL), no Quebec (Canadá), agora é institucional. Em visita ao reitor Alfredo Gomes, nesta sexta-feira (1º), o vice-reitor de Assuntos Externos, Internacionais e Saúde da UL, Ronald Bergeron, ratificou o acordo de cooperação científica, tecnológica e cultural, firmado entre as instituições em abril desse ano. Para desenvolver trabalhos científicos com objetivos comuns, o protocolo de intenções foi acordado ainda na gestão do ex-reitor Anísio Brasileiro.

Fotos: Passarinho

Acordo de cooperação científica, tecnológica e cultural foi ratificado

Segundo o vice-reitor da universidade canadense, existem muitas áreas de interesse comuns recíprocas entre as duas universidades e essa ampliação do escopo das relações vai possibilitar a complementaridade do interesse e pesquisa, com Saúde, Nutrição e Física, entre outras. "Será bom para os dois", afirmou. Para o professor do Departamento de Física da UFPE Anderson Gomes, que acompanha desde o início a parceria entre UFPE e UL, o fato de institucionalizar a relação favorece o crescimento do intercâmbio. "Vamos ampliar a possibilidade de mobilidade estudantil, cotutela na orientação de pesquisas, além de contar com mais apoio da administração", explica.

Além do reitor e do vice-reitor das duas universidades, Alfredo Gomes e Ronald Bergeron, do ex-reitor Anísio Brasileiro e do professor Anderson Gomes, estiveram presentes à reunião a pró-reitora para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, Carol Leandro; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar; e a diretora de Relações Internacionais, Leonor Maia, e o diretor de relações Internacional da UL, Richard Poulin. Após o encontro, o grupo seguiu para uma visita ao Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) e ao Departamento de Nutrição, ambos no Campus Recife.

Date of last modification: 05/11/2019, 09:57