News News

Back

UFPE e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco publicam guia de destinação de resíduos sólidos

Manual inclui mais de 15 tipos de resíduos, com descrição, cuidados que devem ser tomados no descarte e locais para destinação adequada

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicam a quarta edição do "Manual para Destinação: orientação ao consumidor sobre como e onde destinar os seus resíduos sólidos em Pernambuco". O guia, editado como e-book, contém informações básicas para a destinação ambientalmente adequada de produtos pós-consumo em todo o estado. O projeto tem apoio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), da Editora Universitária e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis em Pernambuco (MNCR-PE).

O livreto virtual inclui mais de 15 tipos de resíduos, com a sua descrição, os cuidados que devem ser tomados no seu descarte e os locais para a sua destinação adequada. As orientações abordam a destinação de embalagens de agrotóxicos, equipamentos eletroeletrônicos, lâmpadas, medicamentos, metais, óleos de fritura, óleo lubrificante, papel e papelão, pilhas e baterias, plásticos, pneus, resíduos de construção civil, vidro, resíduos orgânicos, dentre outros resíduos. A versão 2020 do manual apresenta também um espaço de colaboração e sugestões, em que o usuário pode, inclusive, indicar novos locais de destinação de resíduos e empresas que trabalham com tratamento e destinação de resíduos sólidos.

Esse trabalho colaborativo leva em conta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e visa subsidiar o sistema de logística reversa em Pernambuco. Logística reversa, conforme estabelece a referida lei, “é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Date of last modification: 06/05/2021, 17:18