News News

Back

UFPE e PCR buscam soluções inovadoras para sanar problemas urbanos

Esta foi a segunda reunião realizada com o propósito, lançado pela PCR, de criação de um Escritório de Parcerias e Inovação

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE (Propesqi), professor Pedro Carelli, apresentou ao secretário municipal do Recife de Desenvolvimento Econômico, Ciência,Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux, um portfólio com as ações que a Universidade desenvolve e que atendem à demanda da administração pública para firmar parcerias a fim de sanar problemas da cidade com políticas públicas inovadoras. O encontro, realizado por meio virtual, também contou ainda com a participação da coordenadora de Articulação e Parcerias da Propesqi, Sávia Gavazza e o diretor de Inovação, Roberto Guerra.

Com o interesse de estreitar a relação entre a Prefeitura e os diversos setores de pesquisas da UFPE, e diante das oportunidades apresentadas durante o encontro, o secretário municipal manifestou interesse imediato nas áreas de saúde pública, transportes e estudos sobre a emissão de poluentes na natureza. “Hoje mesmo queremos aferir o impacto de absorção de carbono do projeto Parque Capibaribe, para que os órgãos financiadores internacionais possam avaliar a viabilidade do investimento”, adiantou Dubeux. Ao que o pró-reitor complementou apontando pesquisa desenvolvida pela UFPE através Instituto Nacional de Ciência de Tecnologia (INCT) ONDACBC que mensurou a redução de carbono atmosférico na Caatinga. “Vamos precisar desse suporte científico”, reforçou o gestor municipal.

Esta foi a segunda reunião realizada com o propósito, lançado pela PCR, de criação de um Escritório de Parcerias e Inovação, iniciativa apresentada pelo prefeito João Campos aos reitores da UFPE, UFRPE, UPE e Unicap, em reunião ocorrida no final de janeiro. 

O próximo passo, segundo adiantou Pedro Carelli, será a elaboração de uma agenda entre os gestores dos grupos de pesquisas e as áreas da administração municipal para identificar os detalhes das demandas e formatar as parcerias. “A Universidade tem atuação destacada nas mais diversas áreas do conhecimento e pode contribuir com temas de interesse da prefeitura com pesquisas de impacto ambiental, social, educacional, planejamento urbano, desenvolvimento tecnológico e de políticas públicas”, afirma Carelli. 

Segundo adiantou o pró-reitor, também está sendo conduzida uma agenda para que as duas instituições definam uma pauta específica de parceria entre os projetos de extensão da UFPE e a Prefeitura.

Date of last modification: 24/02/2021, 18:06