News News

Back

UFPE e Grupo Moura firmam parcerias na área de inovação e absorção de alunos egressos da instituição

Durante as reuniões, foram destacadas a capacidade intelectual e a infraestrutura laboratorial instalada na UFPE

Na última semana, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Pedro Carelli; a coordenadora de Articulação e Parcerias da pró-reitoria, Sávia Gavazza; professores e servidores da UFPE participaram de dois workshops on-line com representantes da Baterias Moura e do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM), ambas pertencentes ao Grupo Moura. 

Nos encontros, que buscavam firmar parcerias entre a instituição e as empresas, foram apresentadas algumas das competências da UFPE em pesquisa e inovação nas áreas de Eletroquímica, Nanomateriais e Caracterização, Eletrônica de Potência, Simulação, Automação, Metalurgia/Processo de Fundição, Robustecimento do Polipropileno, entre outros, dando destaque para a capacidade intelectual e a infraestrutura laboratorial instalada. A questão da formação de recursos humanos focados nas demandas da empresa e na absorção de alunos e egressos também foi objeto de destaque.

Classificadas como um marco histórico na direção de unir esforços e trabalhar de forma colaborativa com foco nas demandas da empresa pelos representantes do Grupo Moura, nos encontros ficou destacada a participação de profissionais formados na UFPE nas empresas e relacionamentos antigos de parcerias, assim como a importância da integração para aumentar a competitividade das empresas pernambucanas.

Na primeira reunião, que aconteceu no dia 10 de março, além de apresentações de vários docentes da UFPE, o gerente regional da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Paulo Resende, apresentou as possibilidades de financiamento para desenvolvimento de pesquisas que fomentem a inovação em empresas. 

Já no segundo encontro, o professor Joaquim Ferreira Martins Filho apresentou o Lócus de Inovação, que é uma oportunidade de fomento em andamento. Representante da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da UFPE, trouxe a abordagem de incentivos fiscais focados na inovação, como ferramenta complementar para fomento de pesquisas aplicadas de mútuo interesse.

Date of last modification: 18/03/2021, 17:39