News News

Back

UFPE e Compesa firmam convênio para execução do Plano de Segurança de Águas nos Morros da Zona Norte

Com investimentos de R$ 4 milhões, a parceria visa à busca de soluções para os desafios de abastecimento de água da cidade

A Compesa e a UFPE, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade UFPE), assinaram, em reunião virtual realizada na tarde de hoje (1°), convênio de cooperação técnica para execução do Plano de Segurança de Águas nos Morros da Zona Norte (PSAM). O objetivo é melhorar a prestação dos serviços e o atendimento das populações residentes nas áreas de morros, além de prevenir e mitigar riscos nos sistemas de abastecimento de água nestes locais.

Com investimentos de R$ 4 milhões, a parceria busca soluções para os desafios de abastecimento de água da cidade, com potencial para beneficiar cerca de 300 mil habitantes do Recife. De acordo com a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, a ideia é levar posteriormente a melhoria para a região metropolitana como um todo. “O trabalho conjunto vai contribuir para todas as melhorias que o governo busca no atendimento à população”, explicou.

A presidenta da Compesa, Manuela Marinho, esclareceu que a diferença entre abastecer o morro e a planície não está na literatura técnica, o que exige tecnologia e ações multidisciplinares como esta para encontrar soluções. “São cerca de 500 mil pessoas morando nos morros no Recife, o que torna o desafio muito maior”, afirmou, destacando o compromisso de ampliar esses estudos, em conjunto com a UFPE, a fim de fazer a água chegar com eficiência e segurança, melhorando a vida das pessoas.

A diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, apresentou o projeto e ressaltou a importância de ter um olhar diferenciado para essas áreas, onde vivem 33% da população recifense, levando em conta não apenas o abastecimento, mas também o saneamento. “É a primeira vez que existe uma gerência específica para isso”, contou. Os produtos da parceria, com duração de 30 meses, incluem diagnósticos, relatórios, plano de ação imediata, elaboração de manuais, treinamento e capacitação.

Coordenador do projeto, o professor de Engenharia Civil da UFPE Roberto Quental Coutinho disse que se trata de um grande desafio e oportunidade, pois não existe algo similar no Brasil. “Além de multidisciplinar, o projeto também é interdisciplinar, pois temos que integrar de forma muito bem feita várias áreas de conhecimento”, afirmou. O professor também frisou a importância da interação entre instituições públicas para contribuir com a sociedade.

“A Universidade realiza sua função social também na prestação de serviços como esse”, afirmou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, que falou sobre a necessidade de valorização da ciência em tempos de negacionismo. O prefeito João Campos destacou que o investimento vai trazer maior qualidade de vida para as pessoas. “O desafio da infraestrutura é muito relevante para a justiça social”, disse. “É um grande acerto colocar esse olhar específico para as áreas de morro”, complementou.

Date of last modification: 01/06/2021, 17:55