News News

Back

UFPE é campeã geral em atletismo nos Jogos Paralímpicos

A instituição também foi campeã quando se considera o quadro de medalhas de todas as modalidades

Fotos: Divulgação

Atletas comemoram resultados obtidos na competição

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi campeã geral nos Jogos Paralímpicos do Recife 2022 na modalidade atletismo. O grupo, formado por 48 paratletas, um treinador, Ismael Marques, e uma auxiliar técnica, Iolanda Almeida, competiu com outras 11 instituições, cinco de Pernambuco e seis de outros estados. A Universidade atingiu a mesma marca em outras edições e foi campeã em 2021, 2019 e 2018 (em 2020, os jogos não foram realizados devido à pandemia). A instituição também foi campeã quando se considera o quadro de medalhas de todas as modalidades.

O treinador Ismael Marques considera que UFPE se destacou, este ano, pelo número recorde de atletas participantes. Segundo ele, em outras edições, a instituição levava uma média de 25 a 30 paratletas. “Dentro do nosso cenário municipal, conseguimos mostrar nossa força. Também reforçamos nossa hegemonia no Norte-Nordeste, onde somos uma das principais equipes", comemora.

A Prefeitura do Recife promove a competição desde 2017 por meio da Secretaria de Esportes. Podem participar atletas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual a partir de 12 anos. Este ano, os Jogos aconteceram nos dias 1º, 2 e 3 deste mês, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, e no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont. Pela primeira vez, contou com a participação de classificadores funcionais devido à parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Para Ana Cláudia Silva, que integra a equipe de paratletas da UFPE, a competição soma experiência para os novos participantes. Ela lembra a importância da presença dos classificadores na competição. “A equipe de classificadores é multidisciplinar, conta com a presença de médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física. Ela é responsável por verificar as limitações do atleta”, explica. 

Mais informações
Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (Segel)
(81) 2126 8462/8577
Instagram
@segelufpe 
segel@ufpe.br

Troféu de campeã geral foi entregue à UFPE

Date of last modification: 06/07/2022, 16:01