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UFPE divulga resultados de pesquisa com estudantes egressos da graduação

Pesquisa tem como objetivo conhecer o percurso profissional e acadêmico dos egressos e subsidiar ações de melhoria para a Universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), divulgou resultado de um questionário aplicado entre os estudantes egressos dos cursos de graduação formados a partir de 2016. A pesquisa, que foi realizada por e-mail, recebeu, em cerca de um mês, 594 respostas. O preenchimento foi voluntário e teve como objetivo conhecer o percurso profissional e acadêmico dos egressos e subsidiar ações de melhoria para a Universidade. O questionário foi enviado no dia 30 de junho para os e-mails que os egressos haviam cadastrado no Siga.

A Prograd destaca algumas questões específicas dentre os dados obtidos nesse período. Com relação ao tempo de conclusão do curso, a pró-reitoria constatou que 66% dos respondentes concluíram a graduação em cinco ou seis anos. Quando questionados se pensam em se matricular ou se estão matriculados em cursos de pós-graduação, 84,5% responderam positivamente, ou seja, deram continuidade ou pretendem dar continuidade à formação acadêmica por meio de uma especialização, residência, mestrado ou doutorado.

Ao serem abordados sobre o fato de terem tido ou não dificuldades em acompanhar as transformações ou inovações tecnológicas da sua área de formação ao longo dos anos de formação na UFPE, os egressos, em sua maioria, indicaram que não tiveram dificuldades (87,4%). Apenas pequena parcela de estudantes apontou algum tipo de dificuldade (12,6%).

Os egressos deveriam responder, também, com base na sua experiência na instituição, se indicariam a graduação da UFPE para outras pessoas. Neste aspecto, 86,9% dos respondentes afirmaram positivamente. Quando questionados sobre mudanças em sua situação socioeconômica ocorridas após a conclusão da graduação, 66,4% dos respondentes informaram que tiveram mudanças positivas; 28,2% destacaram que não houve mudança socioeconômica e apenas 5,4% indicaram ter passado por mudanças negativas neste aspecto de suas vidas.

Do ponto de vista dos egressos, os conhecimentos adquiridos ao longo da formação são considerados satisfatórios e muito satisfatórios para a sua formação profissional (94,4%). Apenas uma pequena parcela indicou que esses conhecimentos são ainda insatisfatórios para a formação nas suas áreas de conhecimento.

A Prograd lançou o resultado inicial dessa coleta com o objetivo de complementar o processo de avaliação e de acompanhamento do trabalho de ensino e de desenvolvimento profissional que tem sido realizado na formação dos estudantes. De acordo com informações da Prograd, a partir dos resultados obtidos com a pesquisa, é possível compreender quais impactos estão sendo produzidos nas vidas dos graduandos. Por outro lado, a instituição tende a aprimorar sua percepção sobre as potencialidades e caminhos necessários e possíveis para a formação profissional dos egressos da UFPE. O trabalho também visa identificar as impressões que o estudante tem ao se formar e se deparar com o mercado de trabalho.

A diretora de Gestão Acadêmica da Prograd, Kátia Cunha, considera que o questionário traz à tona aspectos importantes para reflexão da comunidade acadêmica. “Nós gostaríamos de apresentar uma parte desses resultados em agosto, porque a UFPE faz aniversário, e também por ser um mês em que comemoramos o Dia do Estudante, para que os estudantes atuais possam ir se reconhecendo também dentro desse processo e nós possamos dar uma resposta desse tempo formativo que a universidade tem imprimido na sociedade brasileira de forma geral”, aponta.

Mais informações
Coordenação de Permanência e Egresso (Prograd)

coordegresso.prograd@ufpe.br

Date of last modification: 16/08/2022, 16:53