News News

Back

UFPE destina R$ 500 mil em equipamentos para melhorias na rede de internet e wi-fi do Centro Acadêmico do Agreste

Evento foi realizado no Auditório Luiz Gonzaga

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove melhorias na rede de internet e wi-fi do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) ao destinar R$ 500 mil em equipamentos para serem instalados no local. O reitor Alfredo Gomes; a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho; o diretor do CAA, Manoel Guedes; o superintendente de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Benedetti; e o diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM), Luiz Alberto Mattos, participaram na sexta-feira (11) do ato que formalizou a entrega dos kits tecnológicos, no Auditório Luiz Gonzaga, no CAA.

Fotos: Eugênia Bezerra

Equipes comemoram a chegada dos novos equipamentos

Alfredo Gomes tinha retornado de Brasília (DF), onde havia participado de reuniões em busca de apoios para outros projetos da UFPE. “A Superintendência de Tecnologia da Comunicação (STI) tem feito discussões com as unidades e apresentado orçamentos para que nós possamos fazer a reestruturação ou requalificação dos nossos equipamentos e sistemas. Aqui estão equipamentos que refletem essa compreensão. A ideia é que a gente possa dar mais um passo no sentido de promover uma melhor conectividade em um centro da importância do Centro Acadêmico do Agreste. Ao lado dessa iniciativa, estamos fazendo um trabalho no CTG e no CFCH (Centro de Tecnologia e Geociências e Centro de Filosofia e Ciências Humanas)”, afirmou ele.

Reitor destacou importância de garantir melhor conectividade no CAA

“Todo momento de melhoria do campus é importante para nós. Com esses  equipamentos, a gente tem expectativa de melhorar nosso sinal de wi-fi. Atualmente, temos em torno de 100 roteadores. Do volume entregue, uma parte será utilizada para repor os que queimaram e teremos um acréscimo de 25%. E eles têm uma tecnologia mais nova”, avaliou o diretor do CAA, Manoel Guedes.

Os professores Luis Alberto Mattos e Brunna Carvalho lembraram que as melhorias na conectividade têm impacto em várias áreas da atividade acadêmica. O diretor do CCM destacou: “A conectividade é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão. No que diz respeito à minha área, posso citar como exemplo a telemedicina. Conversávamos aqui sobre a importância do telemonitoramento, sobretudo neste tempo [de pandemia] que passamos e que estamos conseguindo superar com essas tecnologias”.

A pró-reitora completou: “Eu poderia citar o impacto em concursos de docentes. Aprovamos esse ano uma resolução que permite que os concursos aconteçam de maneira híbrida, com bancas realizadas a distância. O concurso é um momento muito delicado, quanto mais segurança na rede existir, mais tranquilidade a gente tem. Outro exemplo é a formação continuada. A gente sabe que por conta das distâncias, e depois dessa vivência da pandemia, muitos cursos passaram a ter formatação híbrida. E tem ainda a qualidade de vida”. 

“Com o crescimento do CAA e o aumento da demanda por internet tornou-se necessária a atualização da tecnologia de rede. Todo o CAA será impactado com as melhorias de rede, sendo possível agora acessar a internet de locais antes não atendidos pela rede wi-fi. Como exemplo pode-se citar o prédio novo de Medicina, recém-finalizado, que receberá um reforço nessa rede”, afirmou Marco Aurélio Benedetti.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e o Núcleo de Tecnologia da Informação do CAA (NTI) vêm trabalhando em conjunto a fim de promover melhorias na qualidade e disponibilidade dos recursos de tecnologia da informação no campus.

Marco Aurélio Benedetti detalhou os projetos executados na área de tecnologia

“Assim, foi definido um projeto com 336 pontos de rede fixa que permitirá a expansão da rede cabeada no CAA. Para a expansão da rede wi-fi, serão implantados 12 pontos de acesso Ruckus e 50 pontos de acesso Enterasys. Porém, para que esta solução funcione com alta velocidade e disponibilidade, a STI também disponibiliza sete switchs de alta velocidade que permitem interligar a solução do CAA com o campus da UFPE no Recife”, detalhou Marco Aurélio Benedetti.

A conexão e a velocidade dos novos sistemas serão monitoradas. Sobre essa etapa do trabalho, o superintendente complementou: “Com a utilização dos novos switchs, a STI poderá monitorar a atividade e a qualidade da rede que chega via RNP ao campus e agir, caso necessário, para implantar melhorias na rede. Outro fator importante é a possibilidade do aumento do efetivo da telefonia fixa através de ramais do tipo VOIP”.

Marco Aurélio Benedetti explica que os recursos para as melhorias no CAA foram previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) da STI em 2021 e priorizados dentro das ações do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2022-2023 (PDTIC).

Date of last modification: 22/11/2022, 14:50