News News

Back

UFPE conquista 11 medalhas na natação e três no atletismo nos JUPs 2021

Na classificação por equipe na natação, a UFPE ficou em 2ª colocada no feminino e 3ª colocada no masculino

A Universidade Federal de Pernambuco conquistou 11 medalhas na natação e três medalhas no atletismo nos Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs) 2021, realizados, no dia 15 deste mês, no Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont, no Recife. O momento foi bastante especial para o nadador Marcus de Alencar Matos, que conquistou quatro medalhas de ouro e ainda se tornou o novo recordista universitário pernambucano na prova dos 200 metros costas.

Foto: Divulgação

Marcus Matos conquistou quatro medalhas de ouro na natação

“É uma conquista que eu comemoro bastante. E não foi meu melhor tempo da vida, mas eu acho que são coisas importantes principalmente por eu ter conseguido deixar o nome da Federal [UFPE] lá”, celebrou Matos, aluno do 5º período do curso de Bacharelado em Educação Física, do Campus Recife. O jovem de 24 anos fechou a prova dos 200 metros costas com o tempo de 2min14s02, estabelecendo o novo recorde universitário do estado. Com 100% de rendimento, ele venceu as quatro provas que disputou: 100 metros peito, 200 metros peito, 200 metros medley e 200 metros costas.

A preparação para a competição não foi fácil. Devido à pandemia da covid-19, Matos precisou se afastar da piscina, mas tentou manter uma rotina de exercícios físicos em casa. Ao longo desse período, passou um tempo parado e, no início deste ano, voltou para a água, na AABB, onde treina, mas precisou parar novamente devido a uma cirurgia no joelho. Após a recuperação, o atleta retornou aos treinos e colheu resultados positivos nos JUPs. Agora, o estudante se prepara para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecem, no mês de outubro, em Brasília.

Também na natação, Mário Félix Filho, do 6° período de Engenharia Mecânica do Campus Recife, ficou com quatro medalhas de prata na competição. As conquistas foram nas provas dos 100 metros livre, 200 metros livre, 400 metros livre e 200 metros borboleta. Já Andrea Borges Garcia, do 8° período do Bacharelado em Educação Física/Campus Recife, ganhou prata nos 100 metros costas, bronze nos 100 metros livre e bronze nos 200 metros costas, totalizando três medalhas.

A equipe de natação da UFPE nos JUPs 2021 contou com três atletas, todos medalhistas. Na classificação por equipe, a UFPE ficou em 2ª colocada no feminino e 3ª colocada no masculino.

ATLETISMO – A UFPE também obteve bom resultado no atletismo nos JUPs 2021. O aluno Richard Amorim, do 5º período do curso de Bacharelado em Educação Física do Campus Recife, somou três medalhas de bronze: arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo.

“A questão mais importante aqui a ser destacada é como esses atletas vestem a camisa da UFPE e dão todo o esforço que eles podem dar para conquistar e obter essas medalhas em nome da UFPE”, afirmou o diretor da Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (Segel) da Universidade, professor Vilde Menezes. “A atual gestão da UFPE tem feito um esforço muito grande no sentido de garantir as condições mínimas necessárias para que os atletas possam desempenhar essas atividades. E isso inclusive vai se ampliar no pós-pandemia”, disse ele.

Para Menezes, as conquistas estimulam o esporte de alto rendimento e também a prática de atividades físicas em geral por toda a comunidade acadêmica, com foco na saúde e na cultura do movimento humano. “É também uma forma de tentar incentivar, tentar motivar e tentar mobilizar os campi da Universidade para a prática esportiva”, defendeu.

Date of last modification: 26/08/2021, 17:07