News News

Back

UFPE apresenta projetos para áreas de morro à Prefeitura do Recife

Projetos buscam integrar o cidadão aos serviços urbanos com foco em mobilidade urbana e abastecimento de água

Com o objetivo de firmar possíveis parcerias, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE participaram de reunião on-line, na manhã de hoje (8), com três secretários da Prefeitura do Recife. Foram apresentados projetos, desenvolvidos na Universidade, que buscam integrar o cidadão aos serviços urbanos com foco em mobilidade urbana e abastecimento de água, fazendo uso da tecnologia da informação.

Por parte da UFPE, o encontro teve participação do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; da coordenadora de Articulação e Parcerias da Propesqi, Sávia Gavazza; de docentes e de pesquisadores. Representando a prefeitura, estavam os secretários Érika Moura (Saneamento), Marília Dantas (Infraestrutura) e Rafael Dubeux (Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O pró-reitor Pedro Carelli deu as boas-vindas e disse ser um “prazer recebê-los aqui para dar continuidade a essa agenda de conversa e de aproximação para tentar caminhar juntos na solução dos problemas que a prefeitura venha a nos apresentar”.

A professora Sávia Gavazza apresentou os projetos da Universidade: Acessibilidade e Mobilidade em Áreas de Morros, na área de transporte, sob a responsabilidade dos professores Mauricio Andrade e Maria Leonor Maia; DesviUFPE, que visa ao aproveitamento da água pluvial para fins potáveis, coordenado pela professora Sávia Gavazza; e Monitoramento IoT – Tele-Medição de Consumo de água – Simona (Informática), coordenado pelos professores Djamel Sadok e Judith Kelner.

As iniciativas da UFPE respondem a demandas cotidianas da sociedade, principalmente para áreas de morros, com soluções de baixo custo. Segundo a professora Sávia Gavazza, o objetivo é “trabalhar na melhoria da qualidade de vida das pessoas com intervenções simples”.

Os secretários demonstraram receptividade às propostas. Novas reuniões serão marcadas para detalhamento dos projetos, com a participação de outras secretarias da Prefeitura do Recife.

Date of last modification: 08/03/2021, 17:03