News News

Back

UFPE apresenta cursos de graduação para estudantes de Ensino Médio na Expo UFPE

Alunos que fizeram Enem e estão na fase de escolha da profissão poderão conhecer a UFPE e seus cursos de graduação em evento on-line, nos dias 21 e 22 deste mês

Estudantes interessados em ingressar nos cursos de graduação da UFPE no próximo ano terão uma excelente oportunidade de conhecer a Universidade e seus 113 cursos de graduação na “Expo UFPE 2021 -2ª edição – Ser Estudante da UFPE”, que será realizada nos dias 21 e 22 deste mês, com palestras virtuais e interação via chat. O evento será transmitido pelo canal oficial da UFPE no YouTube

Entre os temas a serem abordados estão: cursos de graduação, formas de ingresso na Universidade, projetos acadêmicos, apoio pedagógico e de acessibilidade; políticas estudantis e programas de assistência; programas de intercâmbio na graduação, empregabilidade e mercado de trabalho.

Em janeiro de 2022, dando continuidade à Expo UFPE, haverá a realização de três lives nas quintas-feiras dias 6, 13 e 20 (sobre escolha da profissão, ações afirmativas e informações sobre o Sistema de Seleção Unificada – Sisu - do MEC, principal forma de ingresso na UFPE. Ao final de cada painel e de cada palestra nas lives, haverá oportunidade para que os estudantes possam tirar dúvidas via chat.

A Expo UFPE terá início no dia 21 deste mês, às 8h, com a sessão de abertura. Participarão o reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo, a pró-reitora de Graduação, Magna Silva, e a secretária-executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (SEE), Ana Selva. Logo em seguida, haverá a apresentação cultural Frida.

PROGRAMAÇÃO – Das 8h30 às 10h, o primeiro painel vai discutir o tema “A UFPE e a Interiorização”, com apresentação do ex-reitor Amaro Lins (A graduação nos 75 anos de fundação da UFPE) e do professor Janssen Felipe da Silva, do Centro Acadêmico do Agreste – CAA (A graduação nos 15 anos de interiorização da UFPE), sob coordenação da diretora de Finanças e Infraestrutura da Pró-Reitoria de Graduação, Fernanda Alencar.

O segundo painel, das 10h às 12h, vai abordar o tema “Pessoas que transformam o mundo”, em alusão ao tema dos 75 anos da UFPE, e contará com depoimentos de profissionais que se formaram na Universidade: a biológa Suellen Tarcyla Lima, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV); o professor de Matemática Luan Danilo Silva dos Santos, do CAA, e o dentista Ivo Lima, do Campus Recife. A coordenação será de Luis Muma, pós-doutorando do Núcleo de Inovação Terapêutica (NIT) da UFPE.

À tarde, das 13h30 às 15h30, durante o painel “A Graduação e o Ingresso na UFPE”, coordenado por Shirley Cristiane Monteiro da Silva, coordenadora de Ingresso da Prograd, serão realizadas as palestras “Conhecendo os Cursos de Graduação na UFPE”, com a pró-reitora de Graduação, Magna Silva; e “Veja como é possível fazer parte da história da UFPE: Sisu e Vestibular”, com a diretora de Gestão Acadêmica da Prograd, Kátia Cunha.

Das 15h30 às 17h, no painel “UFPE além da sala de aula”, serão abordados os temas “Como participar de Programas e Projetos Acadêmicos de Graduação”, com a coordenadora de Apoio Acadêmico da Prograd, Vera Lúcia Dutra Facundes; e “Conheça o Apoio Pedagógico e de Acessibilidade aos Estudantes”, com a coordenadora do Setor de Estudos e Assessoria Pedagógica (Seap) do CAA, Alba Maria Aguiar Marinho Melo. Esse bloco será coordenado pela diretora de Gestão Acadêmica da Prograd, Kátia Cunha.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – No dia 22, serão realizados dois painéis. O primeiro, das 8h às 9h30, sobre “Política e Organização Estudantil na UFPE”, coordenado pela diretora de Desenvolvimento do Ensino da Prograd, Roseane Patrícia de Souza e Silva, contará com as palestras “Políticas Estudantis na UFPE: programas de assistência, casa do estudante e restaurante universitário”, com o pró-reitor para Assuntos Estudantis, Fernando José do Nascimento; e “A organização estudantil na vida acadêmica”, com o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPE, João Alves Gonçalves Neto.

O último painel, das 10h30 às 12h, “A Internacionalização da Graduação e a Empregabilidade”, incluirá as palestras “Oportunidades de Internacionalização na Graduação”, com o diretor de Relações Internacionais, Madson Gois Diniz; e “Empregabilidade no Brasil e Mercado de Trabalho”, com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Nouar. A coordenação do painel será da coordenadora de Acompanhamento de Atividades Docentes da Prograd, Orquídea Maria de Souza Guimarães.

Date of last modification: 10/12/2021, 12:23