News News

Back

UFPE amplia vagas para processo de transferência interna e reintegração nos cursos de graduação

Documento amplia em mais de 100 a quantidade de vagas trazidas pela resolução anterior

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), publicou hoje (27) a resolução nº 14/2021, que fixa as vagas para o processo de ingresso por Reintegração e Transferência Interna nos cursos de graduação da UFPE. O documento amplia em mais de 100 a quantidade de vagas trazidas anteriormente pela resolução nº 12/2021, revogada com a aprovação da nova resolução. O documento está disponível no Boletim Oficial 62 da UFPE, publicado hoje (27).

A ampliação das vagas é resultado de articulação feita pela Prograd junto aos coordenadores de cursos de graduação a partir de demandas apresentadas pelos estudantes da própria Universidade. “Foi realizado um trabalho minucioso de acompanhamento da oferta inicial das vagas pelos cursos e a identificação da demanda dos estudantes quanto à reabertura de vagas. Nesse sentido, buscamos viabilizar ao máximo que essa expectativa fosse atendida pela UFPE”, afirma Katia Cunha, diretora de Gestão Acadêmica da UFPE.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFPE, a professora Magna Silva, o diálogo promovido pela Prograd foi fator decisivo para a ampliação das vagas. “A ampliação de vagas é importante tanto para a qualidade dos cursos, porque cria possibilidades de diminuir a evasão e as vagas ociosas, como para os estudantes, pois amplia a permanência na UFPE pela possibilidade de continuidade em um curso que seja mais próximo de suas aspirações profissionais”, explica.

Com base na nova resolução, a Prograd publicou o edital nº 04/2021, que visa o preenchimento de vagas ociosas geradas por evasão. O documento aborda questões como categorias e regras de participação, quantidade de vagas, procedimentos para inscrição, critérios de classificação e componentes curriculares mínimos para concorrer no certame. O edital está disponível no site da Prograd.
Date of last modification: 27/04/2021, 18:05