News News

Back

Tese do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE é premiada pela Aled

A tese foi orientada pela professora Dóris de Arruda Carneiro da Cunha, da UFPE, com coorientação do professor Clive Thomson

Analisar como tem se dado a construção sobre a dita loucura na mídia, desde o momento discursivo da reforma psiquiátrica, é o tema da tese “Nominações, vozes e pontos de vista sobre a loucura na e pela mídia: da reforma psiquiátrica ao boom das doenças mentais”, desenvolvida pela doutora em Linguística pela UFPE Rafaela Queiroz Ferreira Cordeiro. O trabalho foi classificado como a segunda melhor tese do Concurso de Dissertações e Teses da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (Aled) na primeira fase do concurso que se deu no âmbito do Brasil.

A tese foi orientada pela professora Dóris de Arruda Carneiro da Cunha, da UFPE, com coorientação do professor Clive Thomson, da Universidade de Guelph, no Canadá. A pesquisadora Rafaela Queiroz Ferreira Cordeiro fez doutorado sanduíche, ficando nos anos de 2014 e 2015 na Universidade de Guelph, no Canadá. A tese foi defendida em março deste ano, no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, e dá continuidade aos estudos desenvolvidos em sua dissertação de mestrado, a qual foi premiada pelo mesmo programa, e transformada em um e-book.

Rafaela Queiroz Ferreira Cordeiro é graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui mestrado e doutorado em Letras/Linguística ambos pela UFPE. A pesquisadora atua nos seguintes temas: linguagem, Bakhtin, Foucault, o processo de nominação, a constituição de eventos discursivos na mídia, jornalismo, ética, psicanálise, educação, ensino a distância, literatura e contos de fadas.

A Aled propõe, entre seus objetivos, promover o desenvolvimento científico de estudos do discurso na América Latina e propiciar a circulação do saber para confrontar as pesquisas na área do discurso. O VI Concurso Aled para pesquisas em estudos do discurso esteve em consonância com as propostas da associação. A tese de doutorado vencedora do concurso receberá um prêmio de US$ 500 e a dissertação de mestrado vencedora receberá um prêmio correspondente a US$ 300. Todos os participantes do concurso receberão um diploma de honra e seus respectivos trabalhos (de dissertação ou de doutorado) farão parte da biblioteca do site da associação.

Mais informações:
rafaelaqueirozcordeiro@gmail.com
 

Date of last modification: 18/07/2017, 10:22