News News

Back

Startups desenvolvidas no Polo Tecnológico e Criativo da UFPE são selecionadas em edital do Sebrae

Pesquisas selecionadas avançaram para a segunda etapa do Catalisa ICT, nomeada de “Aprender e Estruturar”

As startups SIM – Simulação Inteligente e Modelagem e a GumLife Brasil – Tecnologia Sustentável em Gomas Naturais e Modificadas, iniciativas ligadas ao Programa de Pré-Incubação do Polo Tecnológico e Criativo (Polo TeC) da UFPE tiveram suas propostas de pesquisa aprovadas na primeira fase do Edital Catalisa ICT do Sebrae. Conforme o edital, a chamada selecionou pesquisas com potencial de inovação tecnológica que visam contribuir significativamente para a inovação no país.

Agora, as pesquisas selecionadas avançaram para a segunda etapa do Catalisa ICT, nomeada de “Aprender e Estruturar”, na qual os participantes serão apoiados com capacitações e conexões com o mercado, a fim de elaborar um plano de inovação a partir de sua pesquisa. Após essa etapa, os pesquisadores terão como produto um plano de inovação que poderá ser submetido a um novo edital específico.

O Catalisa ICT é uma iniciativa articulada pelo Sebrae, com a parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. Criado em 1972, o órgão atua como agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, focando em apoiar os pequenos negócios de todo o país e estimular o empreendedorismo, possibilitando a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional.

SIM – Simulação Inteligente e Modelagem
Selecionada com a pesquisa “Estratégias de Aceleração para Problemas Geomecânicos Acoplados com Softwares Comerciais com Base na Programação de GPU na Nuvem”, a SIM é uma startup que sonha com um mundo onde as fontes energéticas possam ser utilizadas de forma equilibrada. A SIM tem por visão oferecer ao mercado energético propostas de soluções inteligentes, modernas e integradas utilizando tecnologias da indústria 4.0.

GumLife Brasil – Tecnologia Sustentável em Gomas Naturais e Modificadas
A startup foi selecionada para a próxima fase do edital com a pesquisa “Desenvolvimento do Método Aquoso para Isolamento da Goma do Cajueiro”. A pesquisa reflete o foco da startup, já que ela trabalha na obtenção de goma do cajueiro purificada por meio de um processo agroecológico. Esse biopolímero apresenta potenciais características que podem ser empregadas nos ramos da saúde e alimentos. Seu uso também suprirá a demanda da importação de goma arábica.

Polo TeC
Vinculado à Diretoria de Inovação (Dine) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), o Programa de Pré-Incubação do Polo TeC tem como objetivo estimular a criação e consolidação de startups desenvolvidas na Universidade com alto grau de inovação e fortalecer a geração de negócios relacionados a pesquisas desenvolvidas na Universidade.

Date of last modification: 16/04/2021, 18:53