News News

Back

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do MCTI, aporta no Recife

De 18 a 20 deste mês, estudantes do Ensino Médio e universitários poderão conferir in loco pesquisas desenvolvidas pelo Cetene e CRCN-NE

Da assessoria do Cetene

A 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aporta no Recife, dos dias 18 a 20 deste mês, com uma programação recheada de atividades para alunos do Ensino Médio e estudantes universitários. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). 

A iniciativa criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) ocupa o Campus Tecnológico Nordeste (Av. Professor Luís Freire, 1. Cidade Universitária) e abre ao público as portas das unidades de pesquisas sediadas no local. A promoção é do Cetene, em parceria com o Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN-NE).

Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovações no Brasil”, o evento contará com a participação de importantes cientistas, instituições e personalidades de Pernambuco. “Essa iniciativa é essencial não só para apresentarmos o trabalho que estamos desenvolvendo para a população, mas, também, e, sobretudo, para provocar as novas gerações sobre este mercado em expansão. Mostrar que tem Ciência e Tecnologia de ponta sendo produzida ao seu lado e que você também pode contribuir”, aponta a química Giovanna Machado, diretora do Cetene. 

O vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, participará da mesa de abertura, no dia 18, às 9h. Serão realizadas palestras, mesa de debate e uma feira de ciências com as principais pesquisas em inovação do Cetene e CRCN-NE. Os projetos são os mais diversos e passam por áreas como biotecnologia, energia nuclear e nanotecnologia. 

Programação

18/10

9h - Solenidade de abertura
Giovanna Machado - diretora do Cetene
Carlos Brayner - diretor do CRCN 
Moacyr Araújo - vice-reitor da UFPE

9h40 - Palestra: “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”
Palestrante: Rafael Dubeux - secretário de desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife 

11h - Apresentação cultural Cia Pe´-Nambuco de Danc¸a 

11h30 - Feira de Ciências 

19/10

14h - Mesa de debate: “Energia limpa” 
Carlos Brayner - diretor do CRCN-NE 
Emmanuel Damilano - professor da UFPE 
Giovanna Machado - diretora do Cetene 

15h30 - Palestra: “Hidrogênio verde” 
Guilherme Cardim - presidente Iati 
Robson Carmelo - pesquisador Iati 

16h20 - Apresentação cultural Arrastão de Frevo 

20/10

9h - Palestra: “Biomas do Nordeste” 
Laureen Houllou — criadora do Projeto Mata Atlântica 

9h30 - Palestra: “Técnicas nucleares em estudos de monitoração e conservação da Mata Atlântica e Caatingas” 
Elvis França - pesquisador do CRCN-NE 

10h30 - Feira de Ciências 

12h - Encerramento - Apresentação cultural Cia Pe´-Nambuco de Danc¸a 

Date of last modification: 14/10/2022, 16:23