News News

Back

Semana da Consciência Negra do Gepar/UFPE celebra diversidade com programação cultural e científica

Evento ocorrerá de 11 a 14 de novembro em diversos locais

De 11 a 14 de novembro, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação (Gepar) da UFPE promove a Semana da Consciência Negra, com atividades voltadas para a valorização das relações étnico-raciais e o combate ao racismo. A programação, que ocorre no Centro de Educação (CE), no Campus Recife da Universidade, e em espaços culturais da Região Metropolitana do Recife, inclui festivais de dança e música, premiação de audiovisual e circuitos científicos. O evento é uma iniciativa de conscientização e mobilização social, com o tema “Construir Quilombos: aqui, lá e em todo lugar é nossa meta!”.

No dia 11 de novembro, a abertura contará com dois eventos artísticos no Hall do CE: o Festival de Dança, intitulado “Quando danço, encanto”, às 18h, e o Festival de Música, com o tema “A vez da minha voz”, às 19h. Essas apresentações buscam destacar a riqueza cultural e a diversidade das expressões artísticas afro-brasileiras, promovendo o protagonismo de artistas negros e negras.

No dia 12, às 19h, será realizada a Cerimônia de Premiação do Concurso de Audiovisual, também no Hall do CE. O concurso incentiva a produção de obras que abordem questões étnico-raciais, contribuindo para a reflexão e o debate sobre racismo e representatividade na sociedade.

A programação segue com o Circuito Científico-Cultural, nos dias 13 e 14 de novembro. As atividades serão realizadas em unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), levando cultura e conhecimento científico para fora dos muros da Universidade. No dia 13, o circuito acontece às 14h no Caps Livremente, em Boa Viagem, e, no dia 14, no Caps Tereza Noronha, no Janga, em Paulista, também às 14h. Essas ações são parte de um esforço do Gepar para ampliar o diálogo sobre racismo institucional e promover a igualdade étnico-racial em diferentes contextos sociais.

A Semana da Consciência Negra do Gepar tem como objetivo fomentar a educação para as relações étnico-raciais, construir espaços de acolhimento e resistência e promover debates que incentivem uma sociedade mais justa e igualitária. A coordenação do evento convida a comunidade acadêmica e o público em geral a participarem das atividades e se envolverem na luta contra o racismo.

Interessados em atuar como monitores no evento podem se inscrever através do formulário on-line.

Date of last modification: 23/10/2024, 13:49