News News

Back

Segunda edição da Escola de Verão em Ciências Farmacêuticas da UFPE ocorre até esta sexta (17)

Abertura do evento foi marcada pelo lançamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Positiva do Complexo Industrial da Saúde Brasileiro 4.0

Teve início na tarde dessa terça-feira (14), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a abertura da II Escola de Verão em Ciências Farmacêuticas da UFPE. A solenidade contou ainda com o lançamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Positiva do Complexo Industrial da Saúde Brasileiro 4.0 (INCT – TEC.CIS 4.0), coordenado pelo professor José Lamartine Soares Sobrinho, do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPE. O evento segue até o dia 17 deste mês.

Foto: Júnior Anjos / Ascom UFPE

abertura da II Escola de Verão foi realizada na tarde dessa terça (14), no auditório do CCSA

"É muito gratificante quando a gente começa a olhar o que está acontecendo na UFPE. Há uma verdadeira revolução silenciosa com relação à pesquisa, ensino e extensão. Então, estamos no caminho certo", afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo durante o evento de abertura. "Tivemos cinco INCTs aprovados no último edital em diversas áreas, o que foi um grande sucesso e demonstra a qualidade de nossas pesquisas. A área da saúde tem grande potencial e recursos. Com a biotecnologia e o desenvolvimento de novas drogas medicinais, com a ajuda da gigantesca diversidade dos nossos seis biomas, chegaremos ainda mais longe. E a UFPE está comprometida a ajudar nesse desenvolvimento, inclusive, em infraestrutura", completou Moacyr.

"O lançamento de um INCT tem um papel muito importante para criar uma sinergia maior entre as pesquisas da saúde. Atualmente, não temos ainda, como país, autonomia na produção de insumos de saúde. Quem sabe agora, podemos vir a ter com esse projeto do INCT – TEC.CIS 4.0", explicou o pró-reitor Pedro Carelli, da Propesqi. A professora Carol Leandro, pró-reitora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), falou o quanto a aprovação de um INCT é importante para uma universidade. "Aprovar um INCT é um grande diferencial porque conseguem agrupar vários projetos de pesquisas que estão envolvidos em diversas áreas necessárias para que as pesquisas se desenvolvam plenamente", contou a pró-reitora.

Escola de Verão – A II Escola de Verão em Ciências Farmacêuticas, evento organizado por integrantes do curso de Farmácia da UFPE, ocorre até o dia 17 deste mês, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O encontro é voltado a estudantes da graduação e da pós-graduação e profissionais do curso.

Com o tema "Nada será como antes", a segunda edição do evento discutirá o papel e a atuação dos farmacêuticos atuais e futuros, pesquisadores, empreendedores e população em geral após os impactos e as mudanças trazidas pela pandemia da covid-19, além de divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos obtidos durante o curso.

Date of last modification: 23/02/2023, 11:36