News News

Back

RobôCIn é campeão em três modalidades da Competição Latino-Americana de Robótica

A equipe esteve em São Paulo para participar da Larc, de 17 a 22 deste mês

O RobôCIn, equipe de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi campeã nas modalidades de futebol VSS (Very Small Size Soccer), SSL (Small Size League) e Simulação 2D da LARC (Competição Latino Americana de Robótica), que aconteceu de 17 a 22 deste mês, na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em São Bernardo do Campo (SP). Participando pela primeira vez da categoria de drones, chegou à 3ª colocação no desafio técnico e à 3ª colocação geral.

Na categoria VSS, jogam dois times, cada um com três robôs. O desafio é desenvolver o menor agente autônomo possível, de modo que todos os seus componentes caibam, por exemplo, em um quadrado de 8x8 cm. A equipe tinha como objetivo manter o bom controle do robô, considerando que a inteligência artificial utilizada foi treinada dentro do simulador e, quando é feita a transferência para o mundo real, muitos parâmetros mudam, como o atrito. O resultado vitorioso do RobôCIn em 2021 foi mantido esse ano, com o bicampeonato, conquistando também o 1° lugar na IronCup, competição que aconteceu no final de semana que antecedeu a Larc.

O SSL, assim como o VSS, é uma categoria de futebol autônomo, a diferença está no tamanho maior do robô, que consegue chutar, dar passe, dominar a bola e se movimentar em qualquer direção sem precisar girar. Cada time é composto por seis robôs com máximo de 180 mm de diâmetro e 150 mm de altura. O time do RobôCIn conquistou o tricampeonato este ano, na sequência de 2020 e 2021, e também foi campeão nesta categoria na RoboCup 2022 sediada na Tailândia.

A categoria de atuação do RobôCIn que envolve mais inteligência de estratégia é a Simulação 2D, um “futebol de botão autônomo” em que o objetivo é fazer dois times de 11 jogadores disputarem um contra o outro. E, nesta edição da Larc, a equipe conquistou a segunda vitória na modalidade e o terceiro lugar na IronCup.

Competindo como estreantes na categoria de Drones, chegaram à 3ª colocação, no desafio da Flying Robots Trial League, com o drone Esperança. O objetivo era sair da base de lançamento e sobrevoar por todas as outras bases, pousar em cada uma delas e retornar à base de origem. Em preparação, foi utilizada bastante visão computacional, assim como nas modalidades VSS e SSL, e o software de controle desenvolvido pela equipe.

Depois dos anos sem competições presenciais, o ano de 2022 da equipe RobôCIn foi marcado pela volta das competições e pela volta aos laboratórios. No início do ano, cerca de metade da equipe não se conhecia presencialmente. Os materiais e robôs precisaram de muita manutenção depois de dois anos parados, e muita formação foi necessária para trazer todos avanços feitos durante a pandemia para dentro de campo. O RobôCIn tem apoio do projeto Ines, do CIn.

“Até agora, já conquistamos sete troféus e publicamos quatro artigos em conferências de robótica no ano de 2022. Podemos afirmar que é visível a crescente evolução técnica da equipe nos últimos anos e que os frutos estão amadurecendo, o que nos anima ainda mais para os próximos desafios. E apesar das adversidades dos últimos anos, temos muito a agradecer. Primeiro, à nossa orientadora Edna (Barros) e aos orientadores Hans, Paulo e Tsang, que nos apoiam, e acreditam na equipe independente do desafio que nos metemos. Segundo, a todas alunas e alunos do RobôCIn, pela resiliência, pela dedicação, e pelo respeito e amizade com toda a equipe, criando um ambiente saudável e próspero para formação. Também temos que agradecer a todo o Centro de Informática, pois sempre nos deram o maior suporte, acreditaram e apoiaram na equipe desde o início. Por último, não podemos deixar de agradecer a todos os patrocinadores, o Cesar, a Microsoft, a Moura, a HSBS e Veroli, que embarcaram no nosso sonho e nos possibilitaram levar estes projetos a cada uma dessas competições”, destacaram os participantes do RobôCIn, comemorando as vitórias.

Date of last modification: 25/10/2022, 11:23