News News

Back

Revid UFPE promove live sobre como reduzir as distrações digitais e ter mais foco

Encontro será realizado na próxima quarta-feira (27), às 17h, no canal do YouTube do projeto

Os aparelhos eletrônicos são, hoje, uma das principais fontes de dispersão que atrapalham o dia a dia do estudante, seja na hora de revisar para uma prova, seja para resolver uma lista de exercícios. Foi pensando nesse desafio que a Rede Vivências pela Inclusão Digital (Revid) da UFPE, em parceria com o Portal Digital Equilibrium, promoverá uma live que tem como tema “O que todo mundo deseja saber sobre como diminuir as distrações com o celular e ter mais foco”.

O encontro acontece na próxima quarta-feira (27), às 17h, e contará com a participação de Juliana Didier, fundadora do Digital Equilibrium, e da estudante de Pedagogia e curadora da Revid Estefane Domingos. A live será transmitida pelo YouTube da Revid e ficará disponível no canal do projeto.

Uma das finalidades do evento é compartilhar dicas sobre como diminuir o tempo gasto com o celular e, consequentemente, melhorar o rendimento nos estudos e no ambiente de trabalho. Nesse sentido, um bom primeiro passo para modificar os hábitos é descobrir quantas horas você tem gasto por dia no seu smartphone, ou seja, ir até a raiz do problema para poder encontrar a solução.

Para mensurar o tempo de uso, Juliana Didier recomenda verificar o somatório dos três aplicativos mais utilizados a partir dos relatórios emitidos pelo próprio celular (no IPhone o Tempo de Tela e no Android o Bem-estar digital). “Isso nos dá clareza do tamanho do “problema” para trabalhar em próximos passos para mudança e diminuição do tempo”, comenta.

Outro conselho que pode ajudar a manter a concentração prolongada é desativar as notificações e olhar as novas mensagens em blocos de tempo previamente determinados. “Escolher, por exemplo, olhar as redes sociais em dois momentos do dia, tipo: depois do almoço e final da tarde. Mas sempre é bom programar o tempo máximo de uso diário naqueles aplicativos que mais o distraem para não se perder no tempo”, sugere Juliana Didier.

DE OLHO NO FOCO – Como explica a especialista, as chamadas distrações digitais roubam não só o nosso tempo como também o foco. Muitas vezes as pessoas acreditam que estão otimizando atividades ao fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo – como, por exemplo, mandar e-mails enquanto assiste a uma aula remota – mas, na verdade, isso faz com que a concentração se esvaia e com ela também o bom desempenho.

Pesquisas científicas mostram que o cérebro leva, em média, de 17 a 23 minutos para chegar ao ponto ótimo de foco. Por isso, deixar ser interrompido a cada cinco minutos ou menos com os disparos de mensagens no celular já é o suficiente para comprometer a linha de raciocínio, aumentando a improdutividade e o cansaço mental a médio e longo prazos.

Em contrapartida, ao manter o celular distante, desativar as notificações ou até mesmo desligar o seu aparelho nos momentos de trabalho, atividades como estudar, ler e escrever tendem a se tornar mais fluídas e eficazes. Assim, ficar temporariamente desconectado pode ser um remédio e tanto para conseguir sair do ciclo vicioso de estar disponível a todo momento e ter uma rotina mais equilibrada.

Date of last modification: 25/04/2022, 14:42