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Revid-UFPE intensifica o acompanhamento para a comunidade estudantil na retomada do semestre remoto

A expectativa da curadoria do projeto é provocar os estudantes de graduação da Universidade através da live que será realizada nesta sexta-feira (28) às 10h

Nesta sexta-feira (28), a partir das 10h, a Rede de Vivências para Inclusão Digital (Revid-UFPE) realiza uma live no YouTube do Hub Educat. Serão apresentadas as contribuições das atividades desenvolvidas por quatro curadores do projeto, que também são estudantes de graduação da UFPE e têm o objetivo de auxiliar outros alunos sobre dúvidas e dificuldades relacionadas às aulas remotas que foram intensificadas pela pandemia.

Além da disponibilização de mais de 500 tablets para estudantes de 70 diferentes cursos de graduação em condição socioeconômica sensível, a Revid-UFPE também tem oferecido o acompanhamento pedagógico e tecnológico através de uma curadoria, assim como disponibilizado materiais didáticos através do fórum disponível no site do projeto, e realizado oficinas sobre temáticas voltadas ao ensino remoto.

A curadoria do projeto tem atuado a partir de diferentes linhas de pesquisa voltadas à inclusão digital, aprendizagem móvel e ao desenvolvimento de instrumentos para aprendizagem (Gênese Instrumental). A equipe de curadores é formada pelos estudantes de graduação Estefane Domingos (Licenciatura em Pedagogia), José Alberto (Licenciatura em Matemática), Tarcis Teles (Licenciatura em Matemática) e Roberta Tamires (Licenciatura em Ciências Biológicas).

“Como muitos estudantes tem entraves com a utilização do tablet, e minha pesquisa é pautada nos sistemas de utilização do tablet. Busco criar instrumentos que possam ajudar no desenvolvimento de estratégias de uso do tablet para os participantes do projeto”, explica o curador José Alberto, que assim como Tarcis Teles, desenvolvem pesquisas no âmbito da Gênese Instrumental.

“O acompanhamento da gênese instrumental se torna indispensável na proposta do Revid, tendo em vista que ela foca justamente em como os estudantes usarão o artefato tablet, na criação de instrumentos de utilização em situações adversas da vida acadêmica ou pessoal”, acrescenta Tarcis Teles.

Já Roberta Tamires, que investiga sobre o o nível de aprendizagem dos alunos a partir do uso dos dispositivos móveis no contexto de aulas remotas, pontua que cada aluno do projeto tem vivenciado desafios diferentes: “Várias coisas podem interferir nisso. Não é só ter um aparelho móvel, é ter também uma internet de qualidade, um fone de ouvido, espaço adequado, silêncio, e nem todos estão inseridos nesse contexto”, observa ela.

Por sua vez, a curadora Estefane Domingos, que pesquisa sobre os desafios da inclusão digital, explica a sua contribuição para o projeto. “Compartilho minhas vivências e estou em contato com outras vivências sobre a inclusão digital de meus colegas. Muito mais além de receber um tablet, entender suas vivências, suas dores, quais os fatores de exclusão digital presentes nele e como poder colaborar em conjunto para que possamos trazer o equilíbrio para o contexto de desequilíbrio ao longo de sua formação”, conta.

O Revid-UFPE é ligado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias da UFPE e também faz parte do Hub de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação Educacionais da Universidade. 

Mais informações
Canal do YouTube do Hub Educat 

Date of last modification: 25/05/2021, 21:25