News News

Back

Reunião da Andifes acontece em Salvador, com participação de reitores e reitoras de todo o país

Encontro é o primeiro da nova diretoria da Andifes (2022-23)

Da assessoria da UFBA

Reitores e reitoras de todo o Brasil estão reunidos em Salvador para a CLXXXIX Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que acontece hoje (12) e amanhã (13), na Universidade Federal da Bahia. O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, vice-presidente da Andifes, participa do encontro.

Ao todo, 40 instituições estão representadas presencialmente no evento, que começou na manhã de hoje (12), com a reunião do Conselho, e se estende até o sábado (13), com a participação dos dirigentes presentes em Salvador na cerimônia de encerramento da gestão do reitor da UFBA, professor João Carlos Salles (2014-22), que marca a reabertura do Salão Nobre da Reitoria após restauro.

Foto: Lia Sfoggia/Ascom UFBA

Alfredo Gomes (à dir.) participa do encontro na UFBA

Presidente da Andifes, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR) destacou a participação da Andifes no ato público em favor do Estado Democrático de Direito realizado na USP no dia 11. “Não renunciaremos jamais ao papel de protagonismo da universidade pública na defesa da democracia”, afirmou. Fonseca reafirmou também o papel da entidade no enfrentamento à defasagem orçamentária imposta nos últimos anos a todo o sistema federal de educação superior. O presidente da Andifes definiu como “insuficiente e trágico” o orçamento de 2022 – que já exprimia grande defasagem acumulada, agravada após a confirmação do corte de 7,2% dos recursos.

A reunião é a primeira da nova diretoria da Andifes (2022-23). O presidente Ricardo Marcelo explica que sua realização em Salvador é “uma homenagem ao reitor João Carlos Salles”, que, em função da pandemia, não pôde realizar a reunião de encerramento de seu mandato (2019-20) na sede de sua Universidade, conforme a tradição da Andifes. “O reitor João Carlos Salles foi um grande protagonista da Andifes e teve uma trajetória de oito anos invulgar. A primeira reunião desta nova diretoria nós fazemos em Salvador com total reconhecimento a ele”, afirmou Fonseca.

Date of last modification: 12/08/2022, 17:14