News News

Back

Alfredo Gomes e Moacyr Araújo são os novos coordenadores do Consórcio Pernambuco Universitas

Pauta da reunião incluiu a institucionalização do consórcio, que reúne universidades do Estado

Foto: Bernardo Sampaio

Encontro ocorreu no Gabinete da Reitoria da UFPE

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, e o vice-reitor Moacyr Araújo são, respectivamente, os novos coordenador e vice-coordenador do Consórcio Pernambuco Universitas, formado por universidades do Estado. Eles assumiram a coordenação na última reunião do grupo, realizada no último dia 3, no Gabinete da Reitoria da UFPE.

“O consórcio é uma articulação fundamental dos reitores do estado de Pernambuco. Temos feito uma importante contribuição ao processo de democratização do acesso à educação superior, mas também na consolidação de pautas que envolvem a excelência, processos de inovação e também afirmação do direito à universidade de maneira geral”, afirmou o reitor da UFPE e novo coordenador do consórcio. “A expectativa é de consolidar esse trabalho nos próximos dois anos e fazer com que o Universitas saia fortalecido, articulando da melhor forma possível o que há de comum entre as universidades e também respeitando o que há de específico na trajetória das nossas instituições”, ressaltou ele. 

"É com muita alegria e disposição que assumimos, enquanto UFPE, a coordenação do Consórcio Universitas, um instrumento estratégico para a consolidação do papel das universidades na defesa da democracia, da ciência, da diversidade e de uma sociedade pernambucana socialmente justa e ambientalmente sustentável", disse o vice-reitor Moacyr Araújo.

A pauta da reunião incluiu a institucionalização do Consórcio Pernambuco Universitas; as expectativas e desafios para o próximo semestre letivo; o Observatório das Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial de Pernambuco; internacionalização; convênios; Congresso Nacional de Pesquisadores (as) Negros (as); e cronograma de reuniões, entre outros.

INSTITUIÇÕES – O consórcio é formado pelas Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), do Agreste de Pernambuco (Ufape) e do Vale do São Francisco (Univasf); a Universidade de Pernambuco (UPE); e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Participaram da reunião o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira; o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão; o reitor e o vice-reitor da Ufape, Airon Aparecido Silva de Melo e Mácio Farias de Moura, respectivamente; e a reitora e a vice-reitora da UPE, Socorro Cavalcanti e Vera Gregório, respectivamente.

Date of last modification: 13/05/2022, 17:31