News News

Back

Rede Prodema promove seminário na UFPE com tema relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O vice-reitor da UFPE Moacyr Araújo, que é docente do Departamento de Oceanografia, faz a conferência de abertura

Com o tema “Sociedade e Meio Ambiente em direção aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: nenhum direito a menos”, o XXVI Seminário Integrador Internacional da Rede Prodema acontece, de sexta-feira (21) a quinta-feira (27), no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mesas-redondas, painéis, visitas técnicas e apresentações culturais fazem parte da programação do evento. As atividades são realizadas no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e na Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe).

O vice-reitor da UFPE Moacyr Araújo, que é docente do Departamento de Oceanografia, faz a conferência de abertura. Nos dias seguintes, haverá conversas sobre temáticas como as ações dos órgãos de apoio à pesquisa para que se alcance os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), as tecnologias multidisciplinares aplicadas à recuperação e ao uso sustentável de ecossistemas, os direitos dos povos originários e das populações tradicionais e a presença da água nos 17 ODS destacados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Rede Prodema é composta por nove instituições de Ensino Superior (IES) do Nordeste: A UFPE, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc-BA). O nome dessa articulação remete ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema).

O objetivo da rede é promover a formação de profissionais em nível de mestrado e doutorado que produzam conhecimento sobre questões ligadas ao desenvolvimento sustentável da Região Nordeste do Brasil. Pelas palavras de seus organizadores, a “associação em rede consiste em alternativa sustentável para produzir ciência criativa, sobretudo ética e coletiva, com vistas ao ensino, pesquisa e extensão, alicerçados na interdisciplinaridade. Busca-se harmonia entre objetivos sociais, ecológicos e econômicos do desenvolvimento, nos espaços em que se localizam as IES”.

Date of last modification: 20/10/2022, 20:03