News News

Back

Projeto do Laboratório História e Memória (LAHM) é aprovado no Edital do CNPq 2021

Objetivo é tratar um conjunto de 1.500 processos de trabalhadores rurais da Zona da Mata de Pernambuco entre 1960 e 1974

O projeto “Processos de Trabalhadores(as) rurais nas Juntas de Conciliação e Julgamento da Zona da Mata de Pernambuco (1960-1974) e Oficinas de História” foi aprovado no Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 2021, anunciado na segunda-feira (6). Ele foi proposto pelo professor Antonio Montenegro, do Departamento de História, coordenador do Laboratório História e Memória (LAHM) @lahm.ufpe da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

O objetivo é tratar um conjunto de 1.500 processos de trabalhadores rurais voltados para a implementação e a consolidação da base de dados e portal do grupo de pesquisa LAHM, associado a esse trabalho a produção de reflexão consistente sobre a análise dos processos. Prevê a disponibilização dos resultados por meio da publicação de obra coletiva e da continuidade do programa Oficinas da História, voltado para as escolas da rede pública e graduandos de Recife e do Sertão pernambucano.

“Numa época de poucos recursos, ou melhor, de política de cortes de recursos para ciência e tecnologia, um projeto da área de Ciências Humanas receber R$ 150 mil é para nós motivo de muita comemoração pelo reconhecimento do trabalho realizado há mais de uma década por este grupo de professores(as) e estudantes da UFPE”, destaca Montenegro.

Date of last modification: 13/12/2021, 16:48