News News

Back

Projeto do Laboratório de Antropologia Visual da UFPE ganha prêmio de patrimônio

O projeto é sobre a preservação do acervo fílmico sobre a construção do Porto do Suape

O projeto “Crônicas de uma transformação: preservação do acervo fílmico sobre a construção do Porto do Suape”, realizado pelo Laboratório de Antropologia Visual (LAV), vinculado ao Departamento de Antropologia e Museologia (DAM) da UFPE, recebeu a segunda colocação na categoria Acervos Documentais e Memória Cultural do 7° Prêmio Ayrton Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Fotos: Carlos Cordeiro/Acervo Suape em Super 8

Vista aérea da área na qual foi construído o Porto de Suape

É uma ação de salvaguarda do patrimônio audiovisual pernambucano, por meio da digitalização, publicação, divulgação e difusão do acervo de filmes sobre a construção do Porto do Suape, sob guarda do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (Mispe) desde a década de 1990. O projeto tem como objetivo a seleção e a premiação de ações exemplares voltadas à proteção, preservação, conservação e salvaguarda do patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Estado.

Este projeto de preservação de gravações brutas e de material editado que ainda não foi incluído na “história oficial” do cinema pernambucano se alinha às tendências contemporâneas dos estudos cinematográficos, em que o cinema amador, de família, ou social está sendo estudado, do ponto de vista sociocultural, linguístico e em relação ao papel que teve para o desenvolvimento das correntes cinematográficas. 

A praia da Vila de Suape, nos anos 1970

Coordenado pelo professor Alex Vailati, da UFPE, o projeto tem como produtora executiva e pesquisadora a antropóloga Júlia Morim, e é composto por uma equipe de museólogos e antropólogos pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade.

As gravações em formato Super 8, colorido e mudo, foram realizadas pelo cinegrafista recifense Carlos Cordeiro, no período entre 1977 e 1982. Atualmente, o acervo é conservado em um espaço da Casa da Cultura, onde opera temporariamente o Mispe, aguardando a reestruturação da sede do museu. Composto por 75 bitolas em Super 8, de duração média de 3 minutos, com gravações brutas das várias fases da construção do Porto do Suape, bem como relativas a manifestações culturais, visitas de autoridades, entre outras temáticas, o acervo tem duração total de cerca de 220 minutos de gravações, incluindo um documentário editado, com duração de 12 minutos. 

Segundo o professor, o material documental é extremamente relevante tanto pelos contextos envolvidos quanto para a história do documentário pernambucano e nunca foi objeto de exibição pública. Desta forma, o projeto se destaca tanto na relevância sociocultural das imagens quanto no potencial papel que tem para o estudo e a divulgação da produção documental pernambucana.

O projeto, que foi aprovado no 13º Edital do Programa de Desenvolvimento da Produção Audiovisual de Pernambuco na categoria Preservação do Audiovisual Pernambucano, teve início em junho de 2021. Ao final de sua execução, o acervo digitalizado e catalogado será entregue para o Museu da Imagem e do Som de Pernambuco, o Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Federal de Pernambuco (LAV/UFPE) e o Arquivo Público Estadual de Pernambuco João Emerenciano, locais onde poderão ser consultados. Entretanto, o mais relevante meio de acesso será virtual, por meio do website que abarcará o projeto. 

Mais informações
Professor Alex Vailati

alex.vailati@ufpe.br
julia.morim@ufpe.br

Date of last modification: 06/07/2022, 15:52