News News

Back

Projeto de extensão Cicit realiza webinário sobre sensores à fibra óptica

O evento será transmitido no canal do YouTube do Nicen

O projeto de extensão Cicit do Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Nicen) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) realiza webnário sobre sensores à fibra óptica, amanhã (30), às 17h. O webinário será transmitido pelo canal no YouTube do Nicen. Não é necessário inscrição para participar.

O palestrante será o engenheiro fotônico Fernando Cristiano Fávero, da Insensys (Reino Unido), que vai abordar o tema “Sensores à Fibra Óptica e Atividade Industrial”.

Resumo

Apresentação de alguns sensores à fibra óptica para atividade industrial. Sendo assim, na primeira parte da apresentação, irá destacar sensores à fibra óptica, usando redes de Bragg, que é a técnica mais usada para sensoriamento com fibra. Na segunda parte, irá abordar outro tipo de sensoriamento a base de fibra óptica, usando cavidades Fabry-Perot e interferômetro Mach-Zender, onde são desenvolvidos usando fibras de cristais fotônico, (PCF). Por fim, mostrará alguns resultados obtidos desses sistemas de monitoramento, onde apresentarei o menor sensor de temperatura, com apenas 1.7 mm de comprimento, e a maior sensibilidade térmica do mundo.

Date of last modification: 29/06/2022, 14:05