News News

Back

Programa InterD aborda desenvolvimento da ciência e do conhecimento

Para tratar desses temas, o músico e jornalista AD Luna recebe a professora Elika Takimoto, amanhã (7), às 20h, na Rádio Universitária FM, 99 mHz

De onde vem a ideia de separação entre a humanidade e a natureza que ainda perdura na mentalidade de muita gente? De que forma povos orientais, africanos, árabes, entre outros, contribuíram para o desenvolvimento da ciência e do conhecimento? Para tratar desses temas, o músico e jornalista AD Luna recebe a professora Elika Takimoto, amanhã (7), às 20h, no programa InterD – música e conhecimento, veiculado na Rádio Universitária FM, 99 mHz. Essa é a primeira parte da entrevista, que foi dividida em duas.

Em uma das respostas, Elika reflete: “Não faz sentido pensar o ser humano separado do Cosmos. Quando exerce ação sobre a natureza, [ele] muda a si mesmo, a si próprio, ao mesmo tempo em que modifica a natureza externa - seja para melhor ou para pior. É algo uno, a via é de mão dupla sempre”.

Elika Takimoto é doutora em Filosofia pela Uerj, mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ e escritora. Recentemente, ela lançou o livro “Como dialogar com um negacionista”. 

A entrevista também estará disponível no site e no podcast InterD – música e conhecimento, disponível nas principais plataformas digitais.

Date of last modification: 06/07/2021, 18:27