News News

Back

Programa de Formação de Startups e Acesso ao Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da UFPE seleciona propostas

Haverá uma live para tirar dúvidas amanhã (14), às 16h, no YouTube do Polo Tec da UFPE

O Programa de Formação de Startups e Acesso ao Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou uma chamada pública interna para seleção de propostas. O Edital 05/2021, ligado à Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), pode ser consultado na edição 102 do Boletim Oficial da UFPE. Haverá uma live para tirar dúvidas amanhã (14), às 16h, no YouTube do Polo Tec. As inscrições vão até 23 de agosto. Confira os formulários de inscrição para cada modalidade. 

A chamada interna é voltada para receber propostas de estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, bem como de pós-doutorado e egressos da instituição com até cinco anos de formados, interessados em desenvolver projetos inovadores, criativos e sociais, com foco na maturação e desenvolvimento de startups no âmbito universitário. Para tanto, serão disponibilizados infraestrutura, mentorias, capacitação e networking para que ideias se transformem em negócios.

A chamada pública conta com oito áreas de interesse: Inovação em saúde e biotecnologia; Energia, petróleo e gás e biocombustíveis; TIC, economia criativa e cultura; Materiais, nanotecnologia e fotônica; Engenharias e tecnologia 4.0; Meio ambiente, biodiversidade e água; Humanas, desenvolvimento social e urbano; Ciências do mar, oceanografia e risco ambiental.

POLO – O Polo Tec é o ambiente industrial, tecnológico e criativo caracterizado pela presença dominante de micro, pequenas e médias empresas com áreas correlatas de atuação em espaço geográfico interno ao Campus Recife da UFPE, com vínculos operacionais com as pesquisas na UFPE, com recursos humanos, laboratórios e equipamentos organizados e com predisposição ao intercâmbio entre os entes envolvidos para consolidação, marketing e comercialização de novas tecnologias.

OBJETIVOS – Estimular a criação e consolidação de startups desenvolvidas na Universidade e inseridas no meio científico, incentivando e apoiando fortemente a cultura empreendedora e a inovação no seio acadêmico por meio do acesso à infraestrutura física, operacional e suporte técnico é um dos objetivos do programa. Além disso, busca gerar novas oportunidades de trabalho aos egressos da UFPE; incentivar a transferência de tecnologia por meio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre a UFPE e as empresas do Sistema de Formação de Startups; criar espaços propícios à inovação e ao empreendedorismo; promover eventos, cursos e seminários que contribuam para o Sistema de Formação de Startups; e estimular a interação de jovens empresários com pesquisadores e grupos de pesquisa, com o objetivo de desenvolver colaborativamente projetos inovadores.

Mais informações
Polo Tec

polotec@ufpe.br

Date of last modification: 14/07/2021, 18:02