News News

Back

Prograd tira dúvidas sobre Estudos Planejados

Discussão envolveu esforços para a permanência dos estudantes em seus cursos de graduação e a sua formação acadêmica

A Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Coordenação de Permanência e Egresso (CPE/DGA) e da Coordenação de Acompanhamento de Atividades Docentes (CAAD/DDE), promoveu, nos dias 6, 7 e 8 deste mês, plantões tira-dúvidas da Resolução nº 08/2022-Cepe/UFPE, que disciplina sobre os Estudos Planejados. O programa consiste na elaboração de planos de reorganização curricular para o acompanhamento pedagógico contínuo e personalizado de estudantes que apresentem desempenho acadêmico insatisfatório, eventual ou persistente, de modo a permitir a recuperação do curso regular de sua trajetória acadêmica.

Esse evento contou com a participação das coordenações dos cursos, bem como dos técnicos em Assuntos Educacionais, pedagogos, membros dos Neaps e demais interessados na temática. Os assuntos abordados versaram desde a composição das Comissões de Acompanhamento dos estudantes e sua atuação até a importância do envolvimento/colaboração dos diversos setores da Universidade em prol da permanência dos estudantes em seus cursos de graduação e a sua formação acadêmica.

A CPE foi responsável pelo gerenciamento das dúvidas e orientações sobre os procedimentos técnicos e administrativos do programa e a CAAD contribuiu para a escolha das práticas pedagógicas e estratégias de abordagem para um melhor funcionamento dos estudos planejados.

A ação é mais um passo para a implantação do projeto institucional de superação dos obstáculos no prosseguimento do processo de aprendizagem nos cursos de graduação e visa a mitigar as taxas de evasão e retenção da UFPE.

Date of last modification: 14/06/2022, 14:06