News News

Back

Progepe divulga materiais para promover a conscientização sobre temáticas relacionadas à saúde

Conteúdos são derivados de ações realizadas no decorrer do mês de abril

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), através da Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), realizou diversas ações em menção ao mês de abril, o Mês da Saúde. O objetivo foi informar a comunidade acadêmica sobre diversas temáticas relevantes da saúde e da segurança do trabalho.

A seguir, é possível obter mais informações sobre algumas das temáticas abordadas:

Abril Verde na UFPE
Neste ano, o tema da campanha Abril Verde “O quanto o ambiente de trabalho afeta sua saúde e segurança?” teve foco na comunicação de acidente de trabalho, considerando o acidente como consequência de um ambiente físico e organizacional inadequado. Foram realizadas atividades de interação com os servidores da Editora UFPE, Reitoria, CAV, CAA, CCJ e NTVRU, com apresentações orais sobre o tema da campanha e dinâmicas nos setores. Também houve uma roda de conversas transmitida no YouTube oficial da UFPE. 

Para acesso ao link da gravação, clique aqui. 

Para entender sobre a comunicação do acidente de trabalho no serviço público e como realizá-la, acesse a cartilha da CAT/SP.

Roda de Diálogo: “Nutrindo mente e corpo: interfaces entre Saúde Mental e Nutrição”
Este foi o tema da Roda de Diálogo realizada no dia 20 deste mês, pelo Projeto de Extensão Saúde Mental e Educação: tecendo cuidados e saberes na Univer(cidade)-DQV-Progepe. O evento, que foi transmitido ao vivo no YouTube da UFPE, contou com as participações da professora Luciana Orange, do CAV, e da psicóloga do Nass-UFPE e coordenadora do projeto, Simone Vasconcelos. O debate passou por várias questões importantes como comportamentos alimentares e a influência da cultura, problematizou a função das dietas restritivas e o terrorismo alimentar, reforçou a importância de buscar informações de qualidade como forma de cuidado consigo e com o outro, dentre outros pontos e reflexões. 

Para mais informações sobre o evento e acesso ao link da gravação, clique aqui.

Mitos e Verdades em Odontologia
Com a facilidade de informação imediata na internet, muitas pessoas optam por seguir dicas encontradas no meio digital para manter um sorriso saudável e bonito. Porém, nem sempre essas informações estão corretas. Assim, para não arriscar e manter a saúde em dia, o primeiro passo a seguir é realizar uma consulta com o cirurgião-dentista, que será responsável por indicar medidas preventivas e realizar os tratamentos necessários. Para esclarecer o tema, confira alguns mitos e verdades sobre a saúde bucal, com a dentista Cristiana Malta. 

Mais informações
Diretoria de Qualidade de Vida/Progepe

dqv.progepe@ufpe.br 

Date of last modification: 28/04/2023, 16:34