News News

Back

Professores do curso de Odontologia publicam livro de biossegurança na prática clínica

Publicado pela Editora Manole, o livro já está disponível para aquisição nos formatos impresso e digital

O professor Fábio Barbosa de Souza, docente da disciplina de Biossegurança e Ergonomia 2 do curso de Odontologia da UFPE, dedicou parte do seu tempo no período da pandemia de Covid-19 para a organização do livro “Biossegurança em Odontologia: o essencial para a prática clínica”. 

O livro contou com a colaboração de especialistas de todas as regiões brasileiras, provenientes de conceituadas instituições de ensino, assim como vários docentes do curso de Odontologia da UFPE: Andrea dos Anjos Pontual de Andrade Lima; Carlos Frederico de Moraes Sarmento; Carlos Roberto Weber Sobrinho; Daniela da Silva Feitosa; Flávia Maria de Moraes Ramos Perez; Maria Luiza dos Anjos Pontual; Mariana Fampa Fogacci; Paulo Sávio Angeiras Goes; e Saulo Cabral dos Santos.

Para os autores, a biossegurança tem ganhado ainda mais importância com a pandemia da Covid. Com duas disciplinas obrigatórias sobre a temática na UFPE, os estudantes vivenciam os diversos aspectos do gerenciamento de riscos. Entretanto, existia uma grande carência de material didático atualizado. Daí o interesse dos docentes em publicar uma obra com esta temática.

A obra busca sensibilizar estudantes, cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal para a importância de serem colocadas em prática as medidas de precaução padrão e também de transmissão, voltadas para o controle dos riscos biológicos. O livro procura ainda preencher uma lacuna existente na literatura, que é carente de informações e evidências científicas na área da biossegurança odontológica. Além dos fundamentos da Biossegurança, o livro traz as peculiaridades das especialidades, com aquilo que acontece no dia-a-dia clínico. Desde à higiene das mãos até as questões de sustentabilidade no consultório. 

Em cada capítulo, a leitura se dá por meio de perguntas, cujas respostas conduzem a uma linha de pensamento para o entendimento das temáticas propostas. Esta característica oferece objetividade ao texto e aproxima o público da informação, tornando a leitura mais fluida e dinâmica.

Publicado pela Editora Manole, o livro já está disponível para aquisição nos formatos impresso e digital. Uma obra que reúne nas suas 480 páginas, distribuídas em 25 capítulos, o que há de mais atual na biossegurança, com embasamento científico.

Date of last modification: 21/05/2021, 16:51