News News

Back

Professores da UFPE realizam visita científica à Università degli Studi di Bologna

A visita científica tem como objetivos apresentar e discutir, em um seminário ad hoc, alguns dos resultados obtidos acerca do projeto no Brasil

O projeto de cooperação internacional “Territori, Sostenibilità e Università”, mantido entre a UFPE e a Università degli Studi di Bologna (Unibo), da Itália, promove uma visita científica de dois docentes da UFPE à instituição italiana. Os professores Cláudio Jorge Moura de Castilho e Josiclêda Domiciano Galvíncio, ambos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPE, irão à Itália, de 1º a 7 de junho.

A visita científica tem como objetivos apresentar e discutir, em um seminário ad hoc, alguns dos resultados obtidos acerca do projeto no Brasil, especificamente nos grupos de pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano (MSEU), coordenado pelo professor Cláudio Jorge Moura de Castilho, e Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Sergeo), coordenado pela professora Josiclêda Domiciano Galvíncio.

As despesas de viagem relativas ao deslocamento (passagens aéreas) e à hospedagem dos docentes brasileiros ficarão por conta do Fondi Fibra, agência italiana financiadora do projeto.

No Brasil, o projeto “Territori, Sostenibilità e Università” é coordenado pelo professor Cláudio Jorge Moura de Castilho. Na Itália, a coordenação é da professora Elisa Magnani (Dipartimento di Storia Culture e Civiltà/Unibo), que também é a coordenadora geral do projeto.

UFPE – De 7 a 12 de março, a professora Elisa Magnani visitou o Prodema, no Campus Recife da UFPE. Ela participou de reuniões com os professores que integram o projeto “Territori, Sostenibilità e Università” e com os alunos do grupo de pesquisa MSEU, especificamente os doutorandos do Prodema Bruno Augusto Nogueira Monteiro Pontes e Diana Carolina Gómez Bautista. Os dois são orientandos do professor Cláudio Jorge Moura de Castilho e irão à Unibo por meio do projeto de cooperação internacional. O primeiro viajará no mês de junho, e a segunda irá à Itália no segundo semestre deste ano.

Durante a passagem pelo Recife, a professora Elisa Magnani também participou, como palestrante, do III Colóquio Territórios Violados – “Debatendo o papel da Universidade no Avanço das Políticas Públicas Sustentáveis”. O evento foi organizado pelo grupo de pesquisa MSEU, lotado no Departamento de Ciências Geográficas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE.

 

 

Date of last modification: 02/04/2018, 14:03