News News

Back

Professora Josefa Cavalcanti recebe Prêmio Florestan Fernandes 2017

O prêmio será entregue no 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, que acontece de 26 a 29 deste mês, em Brasília.

 

A professora Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi agraciada com o Prêmio Florestan Fernandes 2017. Instituído em 2003, o prêmio contempla sociólogos cuja destacada produção contribui para a construção institucional, a consolidação e o aprimoramento da Sociologia no Brasil, promovendo, igualmente, seu reconhecimento em nível internacional.

O prêmio será entregue no 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, que acontece de 26 a 29 deste mês, em Brasília. Realizado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), o evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e escolheu como eixo temático para organização de seus trabalhos a indagação “Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais”.

“Contemplar com o Prêmio Florestan Fernandes a professora Josefa Salete Barbosa Cavalcanti é a expressão sincera dos agradecimentos da Sociedade Brasileira de Sociologia e o reconhecimento por sua constante e competente atuação no âmbito da comunidade científica brasileira”, afirmaram, em carta, o presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), Carlos Benedito Martins, e a presidenta do 18º Congresso da SBS, Maria Stela Grossi Porto.

CURRÍCULO – Josefa Salete Barbosa Cavalcanti tem doutorado em Sociologia pela Universidade de Manchester (1982), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1971). Realizou pós-doutorados na Universidade de Cardiff (1999), na Grã-Bretanha, e na Universidade de Wisconsin (1988), nos Estados Unidos.

Foi professora visitante nessas duas universidades e também nas: Sam Houston State University, Universität Hamburg, Freie Universität Berlin, Universidad Nacional del Comahue e Universidad Nacional de Córdoba. Seus principais temas de pesquisa são globalização da agricultura e dos alimentos; desenvolvimento rural, sociedades camponesas; desigualdades sociais; trabalhadores migrantes, trabalho e gênero.

 

 

Date of last modification: 06/07/2017, 13:31