News News

Back

Professor de Oceanografia ministra curso on-line sobre o assunto tempo no mundo acadêmico

Objetivo do curso não é indicar respostas, mas apresentar um panorama abrangente das principais formulações sobre o tempo

O professor Marius Müller, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é um dos ministrantes do curso on-line gratuito “Off the clock: the many faces of time", organizado conjuntamente pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya, no Japão. O professor Eduardo Almeida, da USP, é o outro ministrante.

“O curso é o produto da primeira edição da Intercontinental Academia e do trabalho de um núcleo do qual faço parte”, explica o professor Müller. Disponível na plataforma Coursera, o curso pode ser acessado a qualquer momento e trata de diferentes aspectos do assunto tempo no mundo acadêmico. As aulas em vídeo são divididas em quatro módulos e basta se inscrever para ter acesso. Quem quiser obter o certificado precisa pagar uma taxa.

“Qual é a natureza do tempo? Qual é sua dinâmica? Como ele afeta a nós e tudo mais no Universo? Essas questões têm instigado a reflexão humana há milênios. Há respostas consolidadas e que tornam tudo ainda mais complexo, como o modelo espaço-tempo da Teoria da Relatividade, e propostas e constatações para aspectos teóricos e empíricos pontuais”, explicam os professores.

O objetivo do curso não é indicar respostas, mas apresentar um panorama abrangente das principais formulações sobre o tempo. A viagem por conceitos e teorias passa pelos pré-socráticos, pela fenomenologia de Heidegger, pelo conceito de tempo na gravidade quântica, pelo tempo geológico e pelos ciclos circadianos que controlam nosso organismo, entre outros.

O curso foi produzido por 13 jovens pesquisadores de diversas áreas e nacionalidades participantes da I Intercontinental Academia (ICA) da Ubias, rede internacional de institutos de estudos avançados vinculados a universidades de todos os continentes, que participaram de conferências com pesquisadores de diversas áreas. Saiba mais no site do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

Date of last modification: 13/05/2021, 19:23