News News

Back

Professor da UFPE recebe Medalha Roquette Pinto

A cerimônia de premiação aconteceu remotamente, no dia 29 de agosto, durante a 33ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)

O professor Antonio Motta, do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recebeu a Medalha Roquette Pinto, a maior honraria da Antropologia brasileira, por sua contribuição para essa área do conhecimento. A cerimônia de premiação aconteceu remotamente, no dia 29 de agosto, durante a 33ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), que foi transmitida via YouTube. 

“Um galardão desta natureza não deixa de ser um reconhecimento. Como tal, gera uma contrapartida; a responsabilidade e o compromisso com o exercício do fazer antropológico”, disse o professor Antonio Motta, na solenidade de entrega da medalha. Ele também agradeceu a homenagem e falou sobre a relevância do trabalho da ABA e de seus associados na construção de uma sociedade mais justa, democrática e diversa.

No evento, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Cornelia Eckert, que também é vice-presidente da ABA, falou sobre a trajetória de Antonio Motta e simbolicamente fez a entrega da medalha a ele.

Ao todo, seis medalhas foram outorgadas este ano pela ABA. A Medalha Roquette Pinto é uma celebração da excelência em Antropologia. Ela é concedida a pessoas que tenham, por sua obra ou trajetória, realizado contribuições significativas para o avanço do ensino, da pesquisa, da institucionalização ou da difusão da Antropologia. A honraria é entregue, desde 2003, nas reuniões bienais da ABA.

Mais informações
Professor Antonio Motta

antonio-motta@uol.com.br

Date of last modification: 05/09/2022, 15:23